Busca rápidaX


MANCHETES

Conselheiros tutelares são empossados em Ijuí

10 de janeiro de 2024

Conselheiros tutelares de Ijuí, eleitos em 2023, foram empossados nesta manhã. O evento aconteceu às 9h, no salão Farroupilha da Prefeitura, e contou com a presença da comunidade, autoridades e representantes de órgãos municipais.

Neste ano, o Conselho é composto integralmente por mulheres. São três reeleitas e duas eleitas pela primeira vez. No time dos suplentes, também são cinco componentes que estarão à disposição da comunidade, especialmente quando forem acionados para substituírem os titulares. 

Tanto conselheiros titulares quanto os suplentes irão participar de um curso de capacitação regional, promovido pelo Ministério Público, em março. 

Para Marlize Bortolucci, Promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude de Ijuí, este movimento de renovação no Conselho é de extrema importância para a manutenção nos serviços. “É o início de um trabalho muito importante, porque eles vão cuidar do que nos é mais caro, as crianças e adolescentes”, afirma. Bortolucci também ressalta que o Conselho Tutelar é um dos primeiros órgãos a ser acionado em situações de violação de direitos de crianças e adolescentes. De acordo com ela, o papel dos conselheiros contempla, além da fiscalização dos direitos, o acesso à educação de qualidade.