A ordem de serviço para início da construção da ponte internacional sobre o rio Uruguai, entre Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina, vai ser assinada nesta terça-feira, 25. Durante entrevista nesta manhã na RPI, o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, ressaltou que ainda não está certo se a assinatura vai acontecer em Porto Xavier ou em Brasília.
A edificação deverá começar em abril de 2023, com prazo previsto de conclusão de dois anos. Porém, Gilberto Menin acredita que em razão de burocracia no Brasil e Argentina, o término se estenda para três anos.
Terça-feira passada, durante inauguração do voo entre Santo Ângelo e Guarulhos, São Paulo, no aeroporto santoangelense houve assinatura do contrato com a empresa vencedora da licitação para ajustes finais do projeto, por exemplo, sobre licenciamento e cálculo para indenizar áreas que serão desapropriadas em razão da ponte. A ponte entre Porto Xavier e San Javier vai ter 900 metros de extensão, 16 metros de largura e 18 metros de altura, com custo de 221 milhões de reais.