Busca rápidaX


MANCHETES

Construção de ponte internacional em Porto Xavier vai movimentar cerca de 500 trabalhadores

10 de fevereiro de 2023

A prefeitura de Porto Xavier espera que até o final deste mês a empresa Coesa esteja no município para começar os trabalhos de licenciamento ambiental, engenharia e indenizações na área onde vai ser construída a ponte internacional sobre o rio Uruguai, entre Porto Xavier, no Rio Grande do Sul, e San Javier, na Argentina.

Quarta-feira o governo federal assinou a ordem de serviço com a mencionada empresa, vencedora da licitação. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, disse que o prazo para o licenciamento ambiental é de dois anos, mas o objetivo é que esteja concluído até setembro deste ano, para que em outubro inicie a construção da ponte, extensão de 900 metros e orçada em 221 milhões de reais. Para este ano estão reservados mais de 50 milhões.

Mais de 30 famílias vão precisar sair do local, ou seja, haverá indenização. Menin frisou que essas pessoas já organizam locais para mudança. A empresa Coesa também vai realizar a edificação da ponte. A construção acontecerá há cerca de dois quilômetros de onde funciona a balsa que faz a travessia pelo rio Uruguai, com isso, durante as obras o transporte de veículos permanecerá normalmente. O prefeito de Porto Xavier comentou que cerca de 500 pessoas vão trabalhar na construção, desse total, em torno de 100 são moradores do próprio município e os demais de outros locais.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí