Busca rápidaX

MANCHETES

Conta de luz em Ijuí: “índices são determinados pela Aneel”, afirma diretor-presidente do Demei

20 de julho de 2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o reajuste anual para concessionárias de energia. No caso do Departamento Municipal de Energia de Ijuí (Demei), o percentual de reajuste anunciado foi de 17,82%, válidos a partir desta semana.

Conforme explicou o diretor-presidente do Demei, Marco Aurelio Sikacz, em entrevista a Rádio Progresso de Ijuí, o aumento na conta de luz é uma determinação da Aneel e que não possui quase nenhuma gerência por parte da empresa pública.

“Esses índices são determinados pela Aneel, que é a agência que regula todos os serviços de energia. E o Demei esteve desde fevereiro sendo auditado e verificado pela agência, foram mais de 20 reuniões, para que todos os itens que a Aneel regula e fiscaliza, tenham sido vistoriados, para agora chegar no índice que foi determinado”, detalha o diretor-presidente.

Ainda conforme Sikacz, o percentual de 17,82% é o índice médio de reajuste, podendo variar conforme os tipos de clientes que o Demei atende e a Aneel determina, como os de baixa renda, consumidores de larga escala, como empresas, entre outros.

O diretor-presidente finaliza avaliando que o reajuste, mesmo que alto, está dentro da realidade de outros serviços. “É um montante um pouco elevado, na minha opinião, mas que pelo desenrolar da inflação e o aumento que outros serviços estão tendo, está (reajuste) parecido”, aponta Marco Aurelio Sikacz.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí