Busca rápidaX


MANCHETES

Corede Celeiro é o campeão de votos na Consulta Popular deste ano

9 de dezembro de 2023

O Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede – da região Celeiro, com sede em Três Passos, ficou em primeiro lugar em votação na Consulta Popular do governo do Rio Grande do Sul, neste ano, dentre os 28 Coredes.

O cálculo do número de votos é feito conforme a proporcionalidade de eleitores de cada região. Do total de 111.806 eleitores dos 21 municípios da região Celeiro, foram contabilizados 16.385 votos na Consulta Popular, que aconteceu de 27 de novembro até primeiro deste mês. Os resultados foram divulgados nesta semana. Isso significa que 14,65% dos eleitores da região Celeiro participaram do processo. Por ter ficado campeão de votos, o Corede Celeiro tem direito a 1 milhão de reais extras da Consulta Popular.

Já o Corede Missões, sediado em Santo Ângelo, obteve e terceira posição em número de votos, desta maneira, ganha 500 mil reais a mais, além do orçamento previamente definido para a região. 11,10% dos 195.592 eleitores votaram na Consulta Popular, ou seja, 21.714 votos.

O Corede Médio Alto Uruguai, região de Frederico Westphalen, ficou em quatro lugar em termos de votos no processo, com mobilização de 10,34% dos eleitores. Dessa maneira, também recebe 500 mil reais extras. Também fica com direito a 500 mil reais extras o Corede Fronteira Noroeste, área de Santa Rosa, pois obteve a sexta posição da Consulta Popular deste ano, com participação de 5,84% dos eleitores.

O Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, por sua vez, ficou em sétimo lugar em termos de votos na Consulta Popular. 6.697 pessoas, dos 11 municípios de abrangência, votaram no processo, ou seja, 1.756 votos a mais que a edição do ano passado. Dessa maneira, o Corede Noroeste Colonial também vai receber 500 mil reais extras do Estado, dinheiro que vai ser agregado ao montante de 1 milhão, 728 mil reais já reservado para a região de Ijuí.

Os recursos extras são destinados para os 10 Coredes que mobilizaram mais votantes na Consulta Popular de 2023. O dinheiro vai ser repassado pelo Executivo gaúcho no próximo ano e vai ser aplicado nos projetos aprovados pelos eleitores.

Dos sete projetos que estavam na lista de votação do Corede Noroeste Colonial, os quatro mais votados receberão verbas. O projeto mais votado foi para renovação da frota de veículos escolares da Apae de Ijuí. Essa demanda vai ter direito a 40% dos 2 milhões, 228 mil reais. Em segundo lugar ficou o projeto de apoio e fortalecimento da agricultura familiar; terceiro, aquisição de camionete para que a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí atenda produtores com serviços veterinários; e na quarta posição ficou o projeto de formação e capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí