Nos próximos dias, o governo gaúcho deverá homologar o resultado da Consulta Popular deste ano. Após, os 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento e os municípios de abrangência vão organizar os projetos aprovados para receber verbas do Estado no próximo ano.
Dentre os 11 municípios do Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, a tendência é que a confecção dos projetos aconteça em fevereiro ou março. Antes disso, em breve, a direção do Corede Noroeste Colonial irá se reunir com a comissão da Consulta Popular na região para ajustar o montante de verbas para cada demanda eleita.
Dos sete projetos que estavam na lista de votação, o quatro mais votados vão ganhar dinheiro. A demanda que recebeu mais votação, ou seja, renovação da frota de veículos escolares da Apae de Ijuí terá direito a 40% dos recursos destinados ao Corede. As outras três, que são fortalecimento da agricultura familiar, aquisição de camionete para atender produtores de Ijuí com serviços veterinários e capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho, ganharão 20% cada uma do orçamento. Os projetos sobre agricultura familiar e capacitação de jovens abrangem os 11 municípios.
Por ter ficado em sétimo lugar em votação, conforme a proporcionalidade de eleitores, o Corede Noroeste Colonial terá direito a 500 mil reais extras. O recurso se somará ao valor que já estava definido, ou seja, 1 milhão 728 mil reais, para distribuir dentre das demandas vencedoras. O Corede Celeiro, sediado em Três Passos, obteve a primeira colocação na votação, por isso, receberá 1 milhão de reais a mais da Consulta Popular.