Busca rápidaX


MANCHETES

Corede Noroeste Colonial começa mobilizar comunidade para votação na Consulta Popular

30 de outubro de 2023

A partir de hoje, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, e os Conselhos Municipais de Desenvolvimento dos 11 municípios de abrangência vão mobilizar a comunidade para votação na Consulta Popular, que vai acontecer de 27 novembro a primeiro de dezembro. Através do voto, os eleitores podem definir projetos para receber recursos financeiros do governo estadual no próximo ano.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do Corede, Nélson Thesing, ressaltou que haverá visitas em órgãos públicos e outros locais para incentivar as pessoas a participarem do processo, também porque o voto é facultativo.

Thesing alerta que se a demanda for específica para determinado município, vai ser preciso que, no mínimo, 2% do eleitorado municipal vote para que a área receba verbas. Em caso de projeto regional, não haverá essa necessidade. Mesmo assim, Nélson Thesing disse que o objetivo é conseguir o maior número de votos possíveis, visto que os Coredes com maior votação terão dinheiro extra.

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul que ficar em primeiro lugar em votação vai ganhar bônus de 1 milhão de reais. Já do segundo ao nono lugares, cada um vai ter 500 mil reais extra.

Na última sexta-feira, o Corede Noroeste Colonial, em assembleia em Ijuí, definiu sete projetos que estarão na lista de votação da Consulta Popular. Os quatro mais votados serão contemplados com recursos.

Um dos projetos é para renovação da frota de veículos escolares da Apae de Ijuí, outro, incentivo às categorias de base de futsal masculino e feminino da região, ainda formação e capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho, também demanda a fim de criar ou qualificar espaços voltados à pessoa idosa, por exemplo, Centro Dia ou Casa Lar.

Também estarão na lista de votação, projeto para melhoramento genético do gado leiteiro em Panambi, e implantação de um centro de referência atendimento à mulher, com descentralização de exames corpo de delito em caso de violência contra a mulher, da mesma forma, para Panambi. O sétimo projeto se refere à compra de camionete para o serviço veterinário oficial, específico para Ijuí.

O Corede Noroeste Colonial tem um milhão, 728 mil reais para distribuir entre as demandas mais votadas. O projeto com maior número de votos vai ganhar 40% desse montante, e do segundo ao quarto colocados, 20% cada um. A votação poderá ser feita pelo site consultapopular.rs.gov.br ou de forma offline, ou seja, por meio de telefone celular, especialmente nos locais em que não existe acesso à internet. Porém, pelo meio offline, a pessoa que for coletar o voto vai ter que fazer um cadastro no Corede, em Ijuí. Abaixo, os projetos para a lista de votação no Corede Noroeste Colonial:

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí