Busca rápidaX


Corede Noroeste Colonial conquista recurso extra na Consulta Popular

7 de dezembro de 2023

O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, abrangência de 11 municípios, vai ter direito a 500 mil reais extras da Consulta Popular deste ano, visto o total de votos registrados no pleito. Dentre os 28 Coredes do Rio Grande do Sul, o Corede Noroeste Colonial ficou em sétimo lugar com maior votação. O Corede mais votado recebe um milhão de reais extra e do segundo ao nono colocados, 500 mil reais cada.

O Corede da região de Ijuí contabilizou 6.672 votos durante a votação da Consulta Popular que ocorreu 27 de novembro a primeiro deste mês. O resultado foi divulgado ontem à tarde. Os 500 mil reais a mais vão ser agregados ao montante de 1 milhão, 728 mil reais que já estavam definidos para a região. Os recursos vão ser repassados pelo governo estadual no próximo ano.

Dos sete projetos que estavam na lista de votação do Corede Noroeste Colonial, os quatro mais votados vão receber dinheiro. O projeto mais votado foi para renovação da frota de veículos escolares da Apae de Ijuí, com 1.903 votos. Essa demanda terá direito a 40% dos 2 milhões, 228 mil reais.

Em segundo lugar ficou o projeto de apoio e fortalecimento da agricultura familiar, total de 1.337 votos; e terceiro, aquisição de camionete para que a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí atenda produtores com serviços veterinários. Na quarta posição ficou o projeto de formação e capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho, nos 11 municípios do Corede Noroeste Colonial. Ano passado, a região de Ijuí registrou 4.941 votos na Consulta Popular, ou seja, em 2023 o processo recebeu acréscimo de 1.731 votos.

Dos demais projetos da Consulta Popular deste ano no Corede Noroeste Colonial, e que não vão ter recursos, em quinto lugar ficou o incentivo às categorias de base de futsal masculino e feminino, com 462 votos. O sexto mais votado foi sobre criação de espaços para pessoas idosas, total de 385 votos; e sexto e último colocado, projeto que era destinado para implantação de um centro de referência de atendimento à mulher, com 213 votos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí