O Conselho Regional de Desenvolvimento do Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai realizar três assembleias microrregionais, nesta semana, para dar andamento à Consulta Popular 2022-2023 do governo estadual. Quarta-feira, às 9 horas, haverá encontro no Centro de Convivência de Augusto Pestana, com participação, também, dos municípios de Coronel Barros e Jóia.
Ainda quarta, mas às 19 horas, a assembleia vai acontecer na Câmara de Vereadores de Panambi, para Panambi, Pejuçara e Condor. E quinta-feira próxima, às 19 horas e 30 minutos, na Associação Comercial e Industrial de Ijuí a assembleia microrregional da Consulta Popular vai reunir Ijuí, Ajuricaba, Bozano, Catuípe e Nova Ramada. Devem participar dos encontros os Conselhos Municipais de Desenvolvimento, entidades, instituições e demais integrantes das comunidades.
Nos eventos haverá indicação os delegados para a assembleia do Corede Noroeste Cololinal, que vai ocorrer dia 24 deste mês, à tarde, no campus da Unijui, a fim de definir os projetos que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing, explicou que a cada 10 participantes na assembleia microrregional, o município vai ter direito a eleger um delegado para defender os projetos no encontro regional. A eleição da Consulta Popular vai acontecer no próximo mês, quando os eleitores poderão eleger projetos para receber recursos do Estado em 2023.