Busca rápidaX

MANCHETES

Corede Noroeste Colonial terá sete projetos para votação na Consulta Popular que começa segunda, 27

25 de novembro de 2023

A votação da Consulta Popular deste ano vai começar segunda-feira, 27, com término em primeiro de dezembro. De forma voluntária, os eleitores gaúchos poderão eleger projetos para receber recursos financeiros do governo estadual no próximo ano. A coordenação do processo é do próprio Estado e dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento.

A votação vai ocorrer apenas por meio eletrônico. Diante disso, o eleitor precisará acessar o site consultapopular.rs.gov.br e votar. Vai ser preciso ter em mãos o título de eleitor. Nas regiões em que o sinal de internet estiver inadequado, vai ser habilitado um aplicativo off-line para a votação. Nesse último caso, pessoas autorizadas através de cada Corede receberão os votos por smartphone e, posteriormente, estes serão transferidos para o sistema geral de votação. O presidente do Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, Nélson Thesing, espera que todos os 11 municípios de abrangência tenham pessoas para coletar votos off-line.

O Corede Noroeste Colonial vai ter sete projetos na lista de votação da Consulta Popular deste ano. Os quatro mais votados receberão verbas. A demanda com maior número de votos vai ganhar 40% do recurso e os demais, 20% cada um. O total de dinheiro para a região de Ijuí é de um milhão, 728 mil reais.

Os projetos da Consulta Popular no Corede Noroeste Colonial são para renovação da frota de veículos escolares da Apae de Ijuí, incentivo às categorias de base de futsal masculino e feminino da região, formação e capacitação para jovens ingressarem no mercado de trabalho, e criar ou qualificar espaços voltados à pessoa idosa, por exemplo, Centro Dia ou Casa Lar.

Também estarão na lista de votação, projeto para melhoramento genético do gado leiteiro em Panambi, implantação de um centro de referência atendimento à mulher, com descentralização de exames corpo de delito em caso de violência contra a mulher, da mesma forma, para Panambi. O sétimo projeto se refere à compra de camionete para o serviço veterinário oficial.