A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) divulgou uma nota sobre o controle da qualidade da água distribuída em Ijuí. Segundo a companhia, o monitoramento da água ocorre regularmente e todos os resultados atendem os padrões de potabilidade exigidos pela legislação.
A Corsan ainda observa que a água tratada não pode ser comparada a poços particulares que, muitas vezes, não possuem controle de qualidade ou tratamento adequado. Além disso, existe acompanhamento da qualidade da água em diversos pontos da rede de distribuição ijuiense. Diariamente, de acordo com a instituição, são realizadas cerca de 500 análises que verificam mais de 100 parâmetros.
A nota foi publicada pela Corsan após uma pesquisa ser divulgada na 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente, que ocorreu no último dia 3, em Ijuí. Realizado pelo professor Roberto Carbonera, do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, o estudo indica que foram encontrados 10 tipos de agrotóxicos no ponto de coleta da Corsan no Rio Potiribú. Destes 10, conforme a pesquisa, seis ainda estão presentes na água que sai pelas torneiras para consumo.
Nesta quarta-feira (11), no programa Rádio Ligado, a RPI irá ouvir o secretário Municipal de Meio Ambiente, Yuri Pilissão, às 9h35, e o autor da pesquisa, professor Roberto Carbonera, às 10h10, que trarão mais informações sobre o assunto.
Abaixo, confira a nota da Corsan:
A Corsan vem a público reafirmar seu compromisso com a qualidade da água distribuída à população de Ijuí. Realizamos regularmente o monitoramento rigoroso da água em nossa estação de tratamento, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde (Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 05/2017, alterado pelas Portarias GM/MS nº 888/2021 e 2472/2021).
Todos os resultados de nossas análises atendem aos padrões de potabilidade exigidos pela legislação vigente. Portanto, a água tratada pela Companhia não pode ser comparada à água extraída de poços particulares, os quais muitas vezes não possuem qualquer controle de qualidade ou tratamento adequado.
Além disso, monitoramos a qualidade da água em diversos pontos da rede de distribuição, seguindo um plano de amostragem também definido pelo Ministério da Saúde. Diariamente, realizamos cerca de 500 análises que verificam mais de 100 parâmetros, garantindo que a água fornecida seja segura e de alta qualidade para o consumo.
Reafirmamos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da população de Ijuí e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.