Busca rápidaX

Corsan quer chegar no final deste ano com 50% de rede de esgoto em Ijuí

8 de janeiro de 2024
Obras no bairro Tancredo Neves

Através de um termo de aditivo contratual, a Corsan acelera a implantação do esgotamento sanitário em Ijuí. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o superintendente da Corsan, região das Missões, com sede em Santo Ângelo, João Batista Corin, disse que dos 63 municípios de abrangência da superintendência, Ijuí é o que mais possui investimento em esgoto.

Mais de 30% da cidade já está com a canalização implantada. A meta, até o final deste ano, é chegar a 50%. Onde já houve instalação dos canos, a Corsan efetua comunicado para os proprietários de imóveis realizarem a ligação do esgoto entre a casa ou empresa, até a rede na rua. No momento, por exemplo, ocorre autorização para esse serviço nos bairros Morada do Sol e Industrial, ainda imóveis existentes às Avenidas Brasil e Emílio Glitz, ainda rua do Comércio, em direção ao campus da Unijuí.

Atualmente, 9.977 economias, ou seja, imóveis, já estão interligadas às redes de esgoto em Ijuí. Outras 3.347 falta conectar e está em fase de liberação a conexão para outros cerca de 500 imóveis. Nesses casos, o esgoto cai na Estação de Tratamento de Esgoto, com isso, devidamente tratado pela ETE.

Um dos focos da implantação do esgotamento sanitário do atual período, em Ijuí, é referente à bacia 14, que abrange o centro da cidade, também imediações do Sesc. Agora, acontece conclusão do projeto nas ruas Paraná e São Paulo. Para os próximos meses, João Corin comentou que o foco vai ser no esgotamento sanitário no bairro Getúlio Vargas e proximidades da penitenciária modulada.

Nos últimos dias, a Corsan terminou obras de esgotamento sanitário no bairro Tancredo Neves. Mais de 700 moradores são beneficiados no referido núcleo habitacional. Foram executados 1.650 metros de rede coletora de esgoto e 200 ramais prediais (ligações a casas e prédios), além de uma estação elevatória de esgoto bruto.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí