Busca rápidaX

MANCHETES

Corsan visita residências em Ijuí para incentivar ligações a novas redes de esgoto

2 de julho de 2024

A Corsan realiza nesta terça e quarta-feira, 2 e 3, mais uma etapa de visitas a residências de Ijuí para informar os moradores sobre as novas redes de esgoto sanitário que estão sendo instaladas no município. Nos encontros, a Companhia esclarece sobre os benefícios para a saúde pública e o meio ambiente e incentiva a ligação dos imóveis ao serviço.

As equipes de trabalho usam crachá de identificação e colete azul com a inscrição “A serviço da Corsan” e ficam à disposição para fornecer informações adicionais e esclarecer dúvidas das comunidades.

Na terça-feira, 2, as visitas serão feitas nas Ruas Emilio Glitz (entre a Avenida Padre Antonio Cuber e a Pastor Rosenfeld), Duque de Caxias (entre a Padre Antonio Cuber e fim da rua), Inocêncio Terra (entre a Padre Antonio Cuber e São Luiz); Juvenal Leonardo (entre a Padre Antonio Cuber e a São Luiz), Luiz da Rocha Guterres (entre a Padre Antonio Cuber e São Luiz), João Batista Bos (entre a Luiz da Rocha Guterres e a Emilio Glitz), Vanda Viana (toda rua), São Luiz (entre a Vilson Roni Teixeira e a Guilherme Klever), Monsenhor Armando Teixeira (entre a Primeiro de Março e a São Luiz), Primeiro de Março (entre a Marcos Bressolin e a Monsenhor Teixeira), Emilio Fernandes de Moraes (toda rua), Marcos Bressolin (entre a Padre Antonio Cuber e sem Nome) e a Floriano Ferreira de Freitas (entre a Marcos Bressolin e sem Nome).

Já na quarta-feira, 3, as visitas serão realizadas nas Ruas Augusto Hintz (entre a Avenida Coronel Dico e Eduardo Geiss), Avenida Davi José Martins (entre a Rio Grande Do Sul e a João Perondi/Dr. Pestana), Crisanto Leite (entre a Coronel Dico e a Crisanto Leite), Dr. Pestana (entre a Paraíba e a David José Martins), Francisco Lemanski e/ou Bento Carvalho (entre a Paraná e David José Martins), Irmãos Gressler (entre a Crisanto Leite e a Pedro Thorstemberg), Irmãos Gressler (entre a 13 de Maio e a Dr. Pestana), João Gressler (entre a Davi José Martins e a São Paulo), Paraná (entre a João Perondi e a Osório Ilgenfritz), São Paulo (entre a 13 de Maio e Lino Rosado do Amaral), São Paulo (entre a Crisanto Leite e a Getúlio Vargas), Sepé Tiaraju e/ou Lino Emídio Rosado do Amaral (entre a São Paulo e a Coronel Dico), Silveira Martins (entre a São Paulo e a David José Martins), 13 de Maio (entre a Paraíba e a Paraná), 14 de Julho (entre a 15 de Novembro e a 13 de Maio), Barão do Rio Branco (entre a Paraíba e a Paraná), Ernesto Alves (entre a 15 de Novembro e a 13 de Maio), Floriano Peixoto (entre a 15 de Novembro e a 13 de Maio) e a José Bonifácio (entre a Antônio Setembrino Lopes e a São Paulo).

Quando uma rede de esgoto é concluída, os moradores recebem a visita técnica de agentes da Corsan e depois devem aguardar a notificação, por carta, para então providenciarem a interligação de suas casas à caixa de calçada e comunicarem a Companhia. O prazo para isso é de até 120 dias.

A partir do recebimento da notificação, quanto mais cedo forem feitas a interligação e a comunicação à Corsan, maiores serão o tempo para começar a cobrança da taxa de coleta e tratamento de esgoto e o desconto no valor referente ao início de funcionamento do serviço.

Depois do prazo de carência para que seja iniciada a cobrança da taxa de esgoto, o valor a ser pago mensalmente é equivalente a 70% do valor do consumo de água apontado na conta.

Quem não se interliga à rede dentro de 120 dias depois do recebimento da notificação pela Corsan passa a pagar uma taxa por disponibilidade da rede, que corresponde ao dobro do que seria cobrado no caso de o morador usar o serviço.

Tanto o índice de 70% sobre o consumo de água quanto a taxa pela disponibilidade da rede, caso o morador não faça a interligação, são determinações feitas pela Agergs – a autarquia estadual que regula as normas de saneamento básico no Rio Grande do Sul.

A Corsan está permanentemente disponível em seus canais de relacionamento: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e Corsan