Busca rápidaX


Cpers quer evitar municipalização do Ensino Fundamental

30 de agosto de 2023

Um dos focos de atenção do Cpers/Sindicato – Centro dos Professores Estaduais do Rio Grande do Sul – se refere à proposta do governo gaúcho de municipalizar o Ensino Fundamental. Ou seja, a ideia é passar para os municípios todo o Ensino Fundamental atualmente atendido pelas escolas estaduais. Com isso, o Estado fica apenas com o Ensino Médio.

Hoje pela manhã, durante entrevista na RPI, a tesoureira geral do Cpers e integrante da comissão de educação da entidade, Rosane Zan, disse que o Centro dos Professores do Estado mobiliza diferentes segmentos para que o projeto não seja colocado em prática, caso contrário, haverá inchaço na estrutura dos municípios, pois vão ter que contratar professores e funcionários, dentre outros investimentos.

Rosane Zan alertou que o objetivo do governo estadual é começar já ano que vem a mencionada mudança, com municipalização do primeiro ano do Ensino Fundamental. Ainda observou que se a medida se concretizar, poderá ocorrer demissão de professores e servidores de escolas estaduais. Pediu que que estudantes e pais conversem com a comunidade escolar sobre o tema.

O Cpers debate o assunto com diversas áreas, por exemplo, a Famurs – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul – Câmara de Vereadores, dentre outros. Logo mais, às 14 horas, Rosane Zan participará de encontro na sede do 31º núcleo regional do Cpers, em Ijuí. Além da municipalização do Ensino Médio, a reunião tratará de reajustes no IPE Saúde e as Parcerias Público Privadas propostas pelo governo de Eduardo Leite a fim de promover melhorias em infraestrutura de escolas estaduais.

Aliás, sobre as PPPs, na mesma entrevista nesta manhã na Progresso, Rosane Zan comentou que em 2021 e 2022 o Cpers denunciava sucatamento de alguns educandários e agora quer saber se são essas escolas que vão receber investimentos entre Estado e iniciativa privada. O assessor jurídico do Cpers também estará no evento de hoje a tarde em Ijuí.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí