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CPI Expofest: trabalho da comissão avança com análise de novos documentos

8 de dezembro de 2023

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar a Expofest Ijuí dos anos de 2022 e 2023 promoveu mais uma reunião hoje (08) para analisar os documentos enviados pelos investigados e definir os próximos passos da investigação. O encontro contou com a participação virtual do consultor jurídico do Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM), Brunno Boslle, que auxiliará à Comissão.

Com o objetivo de identificar possíveis irregularidades e casos de improbidade administrativa ligados ao evento, o presidente da CPI, vereador César Busnello, esclareceu aos membros sobre as ações ocorridas na esfera judicial ligados aos trabalhos da Comissão. 

Durante a reunião, foi destacado que a União das Etnias de Ijuí (UETI) havia protocolado por duas vezes mandados de segurança buscando a suspensão/nulidade e o pedido de sigilo nas sessões/transmissões da CPI. Porém, ambos os pedidos foram indeferidos pelo juiz Guilherme Eugênio Mafassioli Correa.

 Além disso, foi feita a leitura do documento enviado pela empresa P8 Produtora de Eventos, que afirmou ter entregado todas as cópias dos contratos assinados na sede da UETI. No entanto, a P8 se recusou a fornecer os contratos com artistas, equipes de segurança, atendimento e montagem de estruturas, alegando serem informações internas e que não podem ter sua confidencialidade comprometida sem uma determinação judicial.

O relator da CPI, vereador Matheus Pompeo de Mattos, levantou questões sobre as condições do espaço destinado aos shows no Parque de Exposições e indagou sobre o serviço de segurança para a arena de shows, questionando se os pagamentos foram efetuados pela P8 ou pela Expofest.

 Busnello solicitou que todas as empresas que tiveram participação na Expofest Ijuí nos anos em questão apresentem as informações necessárias para esclarecimento.

O consultor jurídico Brunno ressaltou a autonomia da CPI para requerer as informações necessárias, especialmente, diante da confusão patrimonial referente à destinação de recursos públicos, bem como, pelo fato de ter sido decretado pelo Poder Executivo uma matéria rejeitada pelo Poder Legislativo.

Matheus observou a necessidade de obter informações sobre os acréscimos nas contratações de rádio, segurança e limpeza, em comparação com a feira anterior, pedindo justificativas e comprovantes de pagamentos.

Ao final, o presidente fez uma breve revisão dos assuntos tratados na reunião e propôs que a Comissão se organize para analisar toda a documentação recebida em um dia específico.

Fonte: Assessoria de Comunicação- Câmara de Vereadores de Ijuí