Na manhã desta quinta-feira, 13 de outubro, a banca composta por integrantes do Conselho Deliberativo da Criatec da Unijuí realizou a seleção de novas empresas para a incubação na modalidade virtual. Participaram do processo a coordenadora da Criatec, Maria Odete dos Santos Garcia Palharini, representando a Unijuí; Bibiani Batista, agente local de Inovação do Sebrae; Marcos Almeida, representando as empresas; e Ubiratan Erthal, representante do poder público de Ijuí.
A apresentação do pitch ocorreu de forma online, via Meet, sendo selecionadas para o processo de incubação a BioSmartfeed e a DeuFísica.
A BioSmartfeed é uma empresa que desenvolve tecnologia para auxiliar no diagnóstico da vestibulopatia – uma condição que afeta a estrutura do ouvido interno (labirinto), responsável pela audição e equilíbrio. A solução proposta traz um produto baseado em visão computacional para o suporte ao diagnóstico das disfunções vestibulares ou vestibulopatias periféricas, que engloba todo o processo, desde o desenvolvimento do dispositivo em forma de óculos para coleta do movimento ocular até o software para análise do nistagmo, que é o movimento involuntário do olho. Assim, os dados são avaliados com base em vetores de características que apresentam padrões de movimento ocular, os quais são identificados com o uso de aprendizado de máquina, em particular, o Aprendizado Profundo (AP).
A DeuFísica – Experimentações em Física e Apoio à Educação LTDA foi pensada para melhorar o ensino de Ciências/Física através de equipamentos e experimentos. A selecionada trabalha na produção de equipamentos/experimentos simples e de fácil uso que possibilitam demonstrações de conceitos da área, provando que é possível tornar as aulas interessantes para alunos e professores.
O processo de incubação dura até 36 meses e nesse período a incubadora agrega valor ao empreendimento por meio de um pacote de serviços que inclui infraestrutura física e tecnológica, consultorias especializadas e monitoramento dos indicadores de desenvolvimento do negócio.