Busca rápidaX

Cronograma de trabalho para terceiras faixas na ERS 344 será entregue esta semana

14 de agosto de 2023

Os prefeitos Jacques Barbosa (Santo Ângelo) Ruben Weimer (Giruá) e Anderson Mantei (Santa Rosa) assinaram a ordem de início para a elaboração do projeto técnico de duplicação de trechos da ERS 344 entre Santo Ângelo e Santa Rosa. As três prefeituras estão investindo R$ 471.581,16 para o projeto, no modelo rateio, conforme o trecho por município.
A cerimônia de assinatura foi realizada na tarde de sexta-feira, 11, no estande da prefeitura de Santa Rosa, no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, durante o 34º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo; do deputado estadual Eduardo Loureiro; do presidente do 34º Hortigranjeiros, Marcos Servat; da presidente-regional da Federasul, Lídia Linck Lagemann; do engenheiro do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), Ricardo Klein Novroth; e Roberto Mattos dos Santos, engenheiro e representante da empresa contratada.
Segundo Roberto, a equipe de engenheiros da empresa estará reunido já nesta segunda-feira, 14, para traçar um cronograma de trabalho do projeto e ainda nesta semana, irão repassá-lo para os prefeitos, sob a supervisão de técnicos do Daer. A previsão para a elaboração do projeto é de 180 dias.
O projeto técnico será doado pelas prefeituras ao Daer e as duas associações de municípios, Fronteira Noroeste e das Missões, irão articular e buscar recursos para concretizar a obra. Conforme manifestações dos prefeitos, as terceiras faixas darão fluxo ao trânsito entre Santo Ângelo e Santa Rosa, facilitando o escoamento da produção, especialmente de grãos, leite e suínos.
TRECHOS
A previsão dos prefeitos é de que a construção de terceiras faixas será em 28,3 quilômetros da ERS 344, com 15 quilômetros no município de Giruá, 9,6 quilômetros em Santo Ângelo e 3,7 quilômetros no território de Santa Rosa.
O projeto executivo contratado seguirá as normas e diretrizes do Daer/RS, considerando a implantação de terceiras faixas desde o entroncamento com a ERS 162/307 em Santa Rosa, passando por Giruá, até o trevo de acesso à BR 392 em Santo Ângelo.
MANIFESTAÇÕES
O prefeito de Santo Ângelo, Jacques Barbosa, comemorou a assinatura como um avanço para a região do noroeste gaúcho e disse que espera um postura proativa do Daer na elaboração do projeto técnico. “Estamos dando um passo importante, criando uma ambiente favorável aos empreendedores do agronegócio”, declarou.
O deputado estadual Eduardo Loureiro, afirmou que a união de forças entre os municípios trará impacto positivo para o desenvolvimento macrorregional e firmou o compromisso de auxiliar para a sua concretização. “Vamos auxiliar os prefeitos neste grande empreendimento e tentar garantir recursos no Orçamento do Estado ou por meio de outras fontes”, concluiu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Ernani Polo, saudou a iniciativa dos prefeitos e destacou a construção conjunta do projeto. “Vocês estão dando um exemplo para um novo modelo de ação, construindo de forma conjunta um projeto que pode alavancar a economia do noroeste gaúcho”. Polo garantiu que o Daer irá acompanhar a elaboração do projeto pois é uma obra importante para o desenvolvimento. “O Governo do Estado reconhece que é uma obra fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional, tendo em vista que a capacidade da ERS 344 já está no seu limite e estes avanços, por meio do projeto elaborado, contribuirão para evitar acidentes, salvar vidas e proporcionar uma melhor condição de mobilidade à população e à produção”.
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e prefeitura