Busca rápidaX


MANCHETES

Cruz Alta sediará o 1º Fórum Gauchesco de surdos do estado

25 de julho de 2022

Cruz Alta sediará o 1º Fórum Gauchesco de surdos do estado, durante a programação da 42ª Coxilha Nativista no sábado, 30, a partir das 14h. O evento vai acontecer no Ginásio Municipal de Esportes no modelo bate-papo, com libras, cultura gaúcha, e roda de chimarrão.

“O Fórum reunirá membros da comunidade surda de várias regiões do estado”, diz o Coordenador de Acessibilidade, Cléber Lorenzoni. A promoção visa promover um debate sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, atentando-se para os símbolos mais utilizados em cada região do estado do RS, bem como uma análise acerca da transformação de uma forma mais compreensiva dos símbolos da cultura gaúcha para as pessoas da comunidade surda.

Cléber explica que a ideia da realização do Fórum em Cruz Alta surgiu a partir da Educadora Especial, Bibiana Ferrão. “Trata-se de uma forma maravilhosa de inclusão e de trazer a comunidade surda para dentro da Coxilha. Lembro que não é porque eles têm esta deficiência auditiva que não poderão aproveitar a Coxilha, mesmo sendo um festival de música. Todos devem ter acesso, principalmente porque estamos falando de cultura, saúde, lazer e qualidade de vida”, disse Cléber.

O povo surdo, diferente da população ouvinte, possui sua identidade, cultura e língua própria, a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, que mesmo reconhecida como língua oficial do Brasil ainda é desconhecida por grande parte da população brasileira, necessitando de diversas ações para que sua importância seja realmente compreendida, haja vista que para o exercício pleno da cidadania é direito do sujeito surdo o acesso à comunicação no trabalho, serviços, lazer, meio jurídico, educação e saúde.

“É de extrema importância a realização do Fórum, para a quebra de barreiras e preconceitos, além de proporcionar melhor qualidade de vida para a população surda da cidade”, salientou a Servidora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Márcia Lamaison.

“Queremos curtir bastante, vendo as pessoas pilchadas, vivenciando nossos costumes de fato. É importante que qualquer indivíduo tenha acessibilidade para ter contato com a cultura gaúcha que nos faz tão bem, nos unindo enquanto pessoas”, comentou Bibiana Ferrão.

Confira a programação completa:

14h – Credenciamento

14h15 – Abertura do Fórum

15h25 – Chimarrão break

15h45 – Continuação do fórum Gauchesco de surdos

17h -Enceramento

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí, Prefeitura Municipal