Busca rápidaX

MANCHETES

Curso de Biomedicina da Unijuí leva palestras para agricultores sobre água e agrotóxicos

29 de abril de 2024

Uma parceria entre o curso de Biomedicina da Unijuí e a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí leva palestras para agricultores sobre água e agrotóxicos. A iniciativa começou no último dia 18, com encontro no distrito de Itaí.

As palestras acontecem juntamente com as reuniões que a secretaria ijuiense realiza nas sedes dos distritos para organizar ações concentradas nos respectivos locais, visto que num período médio de 15 dias, uma equipe da área rural da prefeitura permanece nesses locais com reforma de estradas, pontes, bueiros, dentre outras medidas.

A professora do curso de Biomedicina, Caroline Quines, disse que acadêmicos explicam para produtores rurais a importância da qualidade da água, não só para humanos, mas também para animais e plantas, além do perigo dos agrotóxicos na contaminação da água e do solo. Quines observa que uma das finalidades principais é atuar na promoção da saúde e investigação de doenças.

A docente ressaltou a importância do projeto “Fonte Protegida”, da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural, em que haverá plantio de árvores ao redor de nascentes de água, ainda colocação de canos e construção de estrutura de concreto para evitar contaminação por agrotóxicos e que animais prejudiquem essas fontes.

Ontem, às 6 horas e 30 minutos, Caroline Quines falou sobre palestras do curso de Biomedicina da Unijuí para agricultores, durante entrevista no programa Progresso Rural da RPI. Também enfatizou que a universidade possui laboratório para análise da qualidade da água e que demais segmentos da comunidade, inclusive empresas, podem solicitar palestras do curso de Biomedicina.

No Progresso Rural de ontem pela manhã, a professora aproveitou para destacar a importância dos agricultores cuidar horário e condição do vento para aplicação de agrotóxicos em lavouras e que as próximas palestras, juntamente com as reuniões da secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí, acontecerão nos distritos de Alto da União, Mauá, Santana, Chorão, Linha 6 Norte, comunidade de Parador, ainda no distrito de Barreiro e na sede do município. O Progresso Rural vai ser reprisado, hoje, a partir das 22 horas, no programa Companhia da Noite da RPI. Abaixo, confira a entrevista com Caroline Quines.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí