Busca rápidaX


Curso de medicina da Unijuí deve ampliar de 50 para 80 o número de vagas ofertadas anualmente

26 de agosto de 2021

Em entrevista à Rádio Progresso nesta tarde (26) o coordenador do curso de medicina da Unijuí, Dr. Jorge Brust, falou sobre a visita dos profissionais do Ministério da Educação (MEC) ao município de Ijuí. Desde ontem (25) representantes do MEC avaliam tanto a estrutura da Unijuí, quanto dos hospitais do município, com o objetivo de constatar, na prática, se a realidade condiz com o projeto enviado ao Ministério da Educação. A visita de monitoramento ocorre anualmente, no entanto, em razão da pandemia, essa é a primeira vez que os educadores vem a Ijuí com essa finalidade.

Jorge Brust, que acompanhou nesta tarde a agenda dos representantes do MEC, garantiu que os profissionais estão satisfeitos com o que tem encontrado em Ijuí: “temos uma estrutura muito boa em todos os hospitais e em todos os níveis com destaque à atenção primária. Estamos muito bem estruturados, com equipes completas, excelentes espaços para atendimento, diversos tipos de atividades de ensino aos estudantes das mais variadas áreas da saúde para além do curso de medicina” afirma.

Além disso, a Unijuí, que hoje oferece 30 vagas anuais ao curso de medicina, busca ampliar esse número para 50, o que demanda de mais leitos SUS para o estágio dos estudantes. Essa realidade está muito próxima de acontecer, segundo Jorge Brust: “Hoje temos uma condição muito privilegiada e todos os hospitais parceiros, em toda região, se organizam em termos de estrutura para receber os alunos do curso. Nosso projeto já foi organizado para atender 80 alunos, no entanto, em 2019, quando iniciou o curso, isso não foi possível. Esperamos que esse projeto seja aprovado agora, nesse momento” finaliza Brust.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí