O curso de Medicina da URI, campus Erechim, é bastante voltado para formação de profissionais destinados a atuar na saúde pública, ênfase na promoção e prevenção da saúde. Durante entrevista hoje pela manhã na Progresso, o médico e diretor do curso, Sérgio Bigolin, disse que os seis anos do curso são integrados ao sistema de saúde do município, com ações em ambulatórios e hospitais.
O primeiro semestre do curso de Medicina da URI, campus Erechim, terminou semana passada. A primeira turma conta com 55 alunos. Desses, 45 ingressaram via vestibular, outros cinco pelo Prouni e cinco pelo Fies.
Existem estudantes de várias regiões do Brasil, por exemplo, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Mas a maioria é do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, muitos deles das regiões gaúchas do Alto Uruguai, Planalto e Missões, também de Ijuí.
No momento a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões recebe inscrições de transferência externa, ou seja, alunos de Medicina de outras universidades brasileiras que desejam mudar o curso para a URI.
O diretor, Sérgio Bigolin, enfatiza que a universidade deve abrir de duas a quatro vagas, justamente o número de alunos que deve se transferir de Erechim para outros locais. O próximo vestibular de Medicina da URI vai ocorrer entre o final deste ano e início de 2019.