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Defesa Civil pede suspensão de doações de roupas, calçados e alimentos para atingidos pelas enchentes

15 de setembro de 2023

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul orienta que momentaneamente não sejam feitas doações de peças de roupas, calçados e alimentos, em especial os não-perecíveis, para os municípios atingidos pelas enchentes da semana passada. A medida visa preservar a capacidade de armazenamento e distribuição dos itens que ainda são necessários.

Por outro lado, há necessidade de sacos de lixo, toalhas de banho, travesseiros, carrinho de mão e pá, touca e luva para alimentação, talheres, pratos e copos descartáveis, embalagens para marmita, cobertores, aparelho de barbear, fraldas geriátricas, rações para animais de produção e domésticos, luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos, escova de limpeza, fraldas, roupas íntimas, absorventes e roupas de cama. Também é importante doações de material escolar e produtos de higiene pessoal.

As pessoas ainda podem doar dinheiro através de conta aberta pelo Estado, no Banrisul, por meio do PIX. A chave é o CNPJ 92.958.800/0001-38. E amanhã vão começar a vigorar novas regras para trabalho voluntário nos municípios de Muçum, Roca Sales e Encantado. Confira detalhes abaixo:

Para superarmos os danos provocados pelas chuvas intensas que resultaram em enchentes, mortes e milhares de desabrigados no Estado neste início de setembro, a mobilização dos gaúchos é fundamental.

Doações em dinheiro

O governo do Estado estabeleceu uma chave PIX (CNPJ) de conta bancária para receber as doações em valores das pessoas e empresas que desejam repassar recursos para auxiliar às vítimas das enchentes no RS. A medida visa dar segurança de que os valores destinados irão chegar em um canal oficial e que serão bem aplicados. Todo o processo passará por auditoria. A conta é do Banrisul e os valores serão geridos em parceria com entidades reconhecidas no trabalho de assistência social e ajuda humanitária, para reduzir a burocracia e acelerar a chegada a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor.

  • PIX para a conta SOS Rio Grande do Sul
    CNPJ: 92.958.800/0001-38
    Banco do Estado do Rio Grande do Sul

Principal necessidade atual de doações em itens (15/9/2023)

  • Fita zebrada pra isolamento das residências;
  • Sacos de lixo;
  • Toalhas de banho;
  • Marmiteiro de isopor;
  • Travesseiros;
  • Capas de chuva;
  • Carrinho de mão e pá;
  • Touca e luva para alimentação;
  • Talheres, pratos e copos descartáveis;
  • Embalagens para marmita;
  • Cobertores:
  • Brinquedos:
  • Aparelho de barbear;
  • Fraldas geriátricas;
  • Rações para animais de produção e domésticos;
  • Luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos, escova de limpeza;
  • Fraldas, roupas íntimas, absorventes e roupas de cama.

Outros itens que podem ser doados

Kits de material escolar, contendo, três cadernos com 200 folhas; uma calculadora 8 dígitos; duas canetas azuis, uma caneta vermelha; uma caneta preta, duas caixas de grafite; uma lapiseira; e uma régua.

Também são necessários uma mochila; um conjunto de lápis de cor 12; um conjunto de caneta hidrocor 6 cores; quatro lápis pretos; um apontador; um estojo e uma garrafa squeeze.

Kits de higiene pessoal, contendo, por exemplo, duas escovas de dente, um creme dental, um sabonete, um desodorante, um shampoo, um pacote de absorventes femininos, um aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico. O ideal é realizar a entrega do kit pronto, pois isso dispensa as etapas de triagem e montagem, agilizando o repasse do material às comunidades em vulnerabilidade.

Locais para entrega de doações

  • Centro Administrativo Engenheiro Noé de Mello Freitas – CEEE
    Avenida Joaquim Porto Villanova, 201, bairro Jardim Carvalho – Porto Alegre.
  • Central de Doações da Defesa Civil do RS
    Permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – Avenida Borges de Medeiros, 1.501 – bairro Praia de Belas – Porto Alegre. 
  • Base de apoio logístico 1 da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari
    Rua Sabiá 1380, bairro Carneiros – Lajeado
  • Base de apoio logístico 2 da Defesa Civil Estadual no Vale do Taquari
    Avenida ACVAT, 94, bairro Americano – Lajeado
  • Palácio Piratini – Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro – Porto Alegre.
  • Quartéis da Brigada Militar
  • Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar
  • Prefeituras municipais
  • Unidades do Sesc

Itens com estoque já plenamente atendido

Para doações de peças de roupas, calçados e alimentos, em especial os não-perecíveis, a Defesa Civil orienta a suspensão momentânea da entrega desses itens, para preservar a capacidade de armazenamento e distribuição dos itens que ainda se fazem necessários.

Trabalho voluntário

A partir de sábado (16/9), o cadastramento e a logística dos voluntários para os municípios afetados pelas cheias do rio Taquari (Muçum, Roca Sales e Encantado) ocorrerão das seguintes maneiras:

Muçum

  • Voluntário se desloca até Muçum para efetuar o cadastramento no local. Deve ser priorizado o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município).
  • Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Muçum.
  • Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar): pátio da empresa Cúbica (RS-129, km 84, Fátima)
  • Cadastramento: prefeitura municipal (Avenida Borges de Medeiros, 50, Centro)
  • Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Matheus Zortéa (51) 99651-0381
  • Oficial da Brigada Militar responsável: capitão Engster (51) 98450-9188

Os voluntários receberão transporte do pátio da empresa Cúbica até a prefeitura de Muçum, com horários de saída às 8h, 8h30, 9h e 9h30. Também haverá transporte para retorno às 15h, 15h30, 16h e 16h30.

Roca Sales

  • Voluntário se desloca até Roca Sales, priorizando o transporte solidário (esquema de caronas organizado pelos próprios voluntários, de forma a reduzir a circulação de veículos no município), para efetuar o cadastramento no local.
  • Como segunda opção de deslocamento, o voluntário pode se direcionar para o Parque João Batista Marchese, em Encantado, para usar o transporte (ônibus da Brigada Militar) até Roca Sales.
  • Estacionamento de veículos (de voluntários e da Brigada Militar) e cadastramento: próximo ao trevo de acesso da cidade de Roca Sales.
  • Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Patrícia Schwartz (51) 99744-7607
  • Oficial da Brigada responsável: capitão Caneppele (51) 99806-3250

Encantado

  • Cadastramento: prefeitura municipal (rua Monsenhor Scalabrini, 1047, Centro)
  • Responsável pelo cadastramento da prefeitura: Ricardo Werner (51) 99635-9079
  • Oficial da Brigada Militar responsável: tenente Nilson (51) 99953-6822

As tarefas e os pontos onde ainda há necessidade de auxílio e limpeza serão informados e direcionados após o cadastramento. Os voluntários devem levar materiais de uso pessoal para proteção, como luvas, botas, calça e ferramentas.

Contribuições financeiras para prefeituras

Direcionar as doações para os canais oficiais, de forma a evitar golpes e a garantir que os valores chegarão em segurança a um canal adequado capaz de levar os recursos para quem mais precisa. É possível fazer repasses em valores por meio de PIX para contas oficiais disponibilizadas pelas prefeituras municipais da região. As chaves PIX de CNPJ são as seguintes:

  • Cidade de Encantado – Associação Cultural Encantado
    PIX CNPJ: 11.330.190/0001-21
    Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales

  • Cidade de Muçum – CDL Câmara de Dirigentes Logistas
    PIX CNPJ: 93.856.813/0001-69
    Banco: Coop. Sicredi Região dos Vales

  • Cidade de Roca Sales – Gabinete do prefeito
    PIX CNPJ: 88.187.935/0001-70
    Banco: Caixa Econômica Federal
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado