Busca rápidaX

MANCHETES

Defesa Civil regional de Santo Ângelo alerta para notícias falsas sobre falta de ajuda para vítimas de enchentes

4 de junho de 2024

O Rio Grande do Sul conta com oito centrais da Defesa Civil para recebimento e distribuição de doações, referente ao auxílio para pessoas atingidas pelas chuvas e enchentes. A regional da Defesa Civil de Santo Ângelo não tem mais o ponto de centralização de donativos dos 60 municípios de abrangência, que na enxurrada do segundo semestre do ano passado funcionou no parque da Fenamilho.

Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o responsável pela Defesa Civil regional, com sede em Santo Ângelo, Cristiano Machado, disse que foi destacado para ser o responsável pelo centro de distribuição existente em Lajeado, na região do Vale do Taquari, que repassa doações para 36 municípios.

Ele aproveitou esclarecer que não há pessoas que passam por necessidades, em razão das chuvas, em termos de donativos, seja comida, roupas ou outros produtos. Inclusive, a central no Vale do Taquari não tem mais espaço para receber doações.

Diante disso, comentou que é falsa qualquer informação sobre pessoas sem auxílio. Cristiano Machado observou que além das doações feitas pelos gaúchos, as vítimas das enchentes também recebem donativos de vários outros locais do Brasil.

Por exemplo, ontem, 10 carretas bitrens do Estado do Goiás, cada uma com cerca de 50 toneladas de produtos, passaram por municípios gaúchos com distribuição de alimentos e demais produtos. Por isso, Machado orienta que nesse momento, mesmo que demais doações sejam importantes, é fundamental auxílio financeiro via PIX do governo estadual, por exemplo, para ajudar trabalhadores informais e pequenos negócios que perderam tudo com a enchente.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí