O município de Ijuí vai ter mais duas edições da Fecolônia neste ano. A próxima programação vai acontecer dias 9 e 10 de agosto e, após, dias 13 e 14 de setembro, sempre no pátio onde funcionava o Demei, esquina das ruas Ernesto Alves e José Bonifácio. Dias 14 e 15 deste mês, Ijuí sediou a Fecolônia, na retomada da programação após alguns anos de paralisação.
A Feira Estadual da Agroindústria Colonial voltou a ser realizada, especialmente para dar oportunidade para que agroindústrias comercializem as produções, visto restrição de mercado devido às recentes enchentes. Participaram da recente Fecolônia, em Ijuí, 12 agroindústrias do próprio município e da região.
A ideia é que as duas próximas edições da feira, em Ijuí, tenham presença das 12 agroindústrias da comercialização recente, além de outras novas. Segundo um dos responsáveis pelo evento, o agrônomo do escritório regional da Emater, com sede em Ijuí, Erni Breitenbach, também haverá Fecolônia em outros municípios. Diante disso, está confirmada a programação dias 26 e 27 do mês que vem em Carazinho.
A Fecolônia conta com comercialização de embutidos, panificados, doces, vinho, suco, artesanato, flores, dentre outros produtos. A recente edição da feira em Ijuí superou mais de 100 mil reais em venda.