CREMERS

Busca rápidaX

MANCHETES

Depois de registrar quarta fuga no ano, Susepe anuncia ampliação de operações nos presídios do RS

20 de fevereiro de 2019

Depois de registrar a quarta ocorrência de fuga de detentos, somente neste ano, em presídios no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Segurança Pública e a Corregedoria da Superintendência dos Serviços Penitenciários anunciaram nesta quarta-feira (20) a ampliação das operações de segurança em cadeias gaúchas.

Em nota oficial, publicada no site da SSP, a secretaria informa que “após tomar as medidas cabíveis em relação a última fuga (…) vai ampliar as revistas que já realiza nos presídios. A Operação Pente Fino visa retirar de circulação e coibir materiais ilícitos das casas prisionais, além de transferir lideranças negativas. Diariamente, são realizadas, aleatoriamente nas regiões penitenciárias, dezenas de revistas nos estabelecimentos prisionais. Além disso, a Susepe também está mapeando a situação estrutural das casas prisionais para evitar que fugas se repitam”.

Na última terça-feira (19), três detentos do regime fechado fugiram do Presídio Estadual de Cruz Alta, na Região Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Susepe, foram usados garfos e facas para abrir um buraco. Já a Brigada Militar informou que foram encontrados alicates, chaves de fenda e uma barra de ferro no local.

O reforço para a segurança dos presídios foi confirmado pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública e da Administração Penitenciária, Ranolfo Vieira Júnior. “Durante agenda em Brasília, onde busca recursos para retomar a obra da Penitenciária Estadual de Guaíba, Ranolfo anunciou que os 150 novos agentes penitenciários têm formatura prevista para o início do mês de abril”, comunica a secretaria.

Relembre as fugas:

Na madrugada de 17 de fevereiro, 13 presos conseguiram fugir do Presídio Estadual de Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul.Quatro já foram recapturados. 

Na Serra,10 detentos do regime semiaberto fugiram do albergue do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, no dia 8 de fevereiro. Eles abriram um buraco na parede.

Em janeiro, 17 presos do regime fechado fugiram do Presídio Regional de Passo Fundo.  Até o momento, 13 já foram recapturados.

Fonte: G1


erro: Conteúdo protegido!