Busca rápidaX


MANCHETES

Desfile encerra Semana da Pátria em Ijuí e marca os 200 anos de independência do Brasil

7 de setembro de 2022

O desfile cívico e militar realizado hoje pela manhã em Ijuí marcou o encerramento da Semana da Pátria e teve um ingrediente extra: os 200 anos da Independência do Brasil, comemorados justamente nesta quarta-feira, 7 de setembro. E o público prestigiou. Uma multidão tomou conta dos dois lados da rua Benjamin Constant para acompanhar, primeiramente, o desfile cívico, que teve presença de 21 escolas e 14 bandas escolares, além de três grupos de escoteiros. Após, houve o desfile militar, com a Escola Militar Tiradentes, Exército, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar e Bombeiros.

A estimativa da Brigada Militar é que em torno de 12 mil pessoas acompanharam o desfile da Pátria em Ijuí, também motivadas pelo tempo bom e temperatura amena. Após o desfile, ocorreu a extinção da chama da pátria, na pira ao lado do palanque oficial, na Praça da República. Nesse último ato foram convidados e participaram a escola Antônio Padilha, do bairro Modelo, e o NEEJA – Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos – instituições de ensino que foram homenageados em razão dos transcurso dos 20 anos de existência.

Durante a cobertura do desfile realizado pela Rádio Progresso, o prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, ressaltou a importância da mobilização das escolas, através de alunos, professores e direções, para participação no desfile.

Já o secretário municipal de educação, Cláudio da Cruz de Souza, observou o civismo representado na programação de hoje, o que muitas vezes começa nos educandários através do respeito dos alunos aos símbolos nacionais e demais ideais de patriotismo. Souza ainda enfatizou que desde o início do atual ano letivo as escolas trabalharam com o tema do bicentenário da independência, o que foi incrementado durante a Semana da Pátria.

Já o comandante do 27º GAC, unidade do Exército de Ijuí, Tenente-Coronel, Ricardo Dias Reimann, ressaltou que o momento é de agradecer quem antecedeu na história brasileira e deixou o país livre e democrático. Também observou a importância dos símbolos nacionais, especialmente a bandeira.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí