Busca rápidaX

MANCHETES

Direção do TRE estará em Capão do Cipó e região Celeiro neste domingo para acompanhar eleições suplementares

4 de março de 2023

Neste domingo haverá eleições suplementares em Capão do Cipó, Caseiros, Miraguaí e Redentora. As novas eleições vão ser realizadas devido a irregularidades nas campanhas eleitorais dos candidatos eleitos em 2020.

Em Capão do Cipó há duas chapas inscritas. De um lado concorre a prefeito, Leandro Pereira, que é agricultor, e a vice, a vereadora Ionára Nascimento Ferreira, ambos do PP. A outra chapa tem como candidato a prefeito, Adair Fracaro Cardoso, que é vereador pelo PDT, e a vice, o agricultor Elso Engleitner, do MDB. Estão aptos a votar, em Capão do Cipó, 2.907 eleitores. Vão ser 13 seções eleitorais em 10 locais, nos mesmos endereços em relação à eleição municipal de 2022.

No município de Miraguaí, os candidatos são: Ricardo Barbosa Fink, a prefeito, e Leandro Baptista Haas, a vice, ambos do PTB; e Luis Carlos Herrmann, para prefeito, e Vanderli Antônio Lunardi, a vice, os dois do MDB.

Em Redentora tem somente uma chapa inscrita. Concorre a prefeito, Malberk Antoine Kunst Dullius, e a vice, Marcos Cesar Giacomini, ambos do MDB. Haverá 13 locais de votação em Redentora, num total de 24 seções eleitorais. Estão aptos a votar todos os eleitores que se alistaram ou transferiram títulos para Redentora até o dia 5 de outubro do ano passado, ou seja, 6.725 eleitores.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, desembargador José Francisco Moesch, vai visitar algumas seções eleitorais de Redentora amanhã à tarde. Essas eleições suplementares para prefeito e vice têm as mesmas regras de uma eleição de período habitual. Com isso, as chapas podem fazer campanha até hoje. Amanhã estará liberada apenas manifestação silenciosa, ou seja, os eleitores poderão votar, por exemplo, com uso de camiseta, adesivo ou bandeira, mas sem propaganda de boca de urna.

Para votar o eleitor dos mencionados municípios deverão apresentar um documento oficial com foto, ou seja, carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou passaporte. Além disso, vai ser aceito o e-titulo, que é Título Eleitoral eletrônico, referente aos eleitores que já possuem biometria. Quem estiver fora do domicílio eleitoral e não votar, poderá justificar a ausência pelo e-titulo. Porém, o eleitoral também vai ter dois meses, a partir de segunda-feira, para essa justificativa, pelo e-titulo ou diretamente nos Cartórios Eleitorais.

A votação suplementar para prefeito e vice, amanhã, vai acontecer das 8 às 17 horas. Em Capão do Cipó, o Cartório Eleitoral de Santiago, que atende o município, vai ter uma estrutura, amanhã, na prefeitura, para atender a comunidade e receber os dispositivos com o resultado da votação, após o término do pleito.

Por serem apenas 13 seções eleitorais, a juíza eleitoral do Cartório de Santiago, Ana Paula Michel Santos, disse para a RPI que o resultado vai ser conhecido de maneira ágil, logo após às 17 horas. Da prefeitura de Capão do Cipó, o Cartório vai emitir a totalização dos votos para o Tribunal Regional Eleitoral. A vice-presidente do TRE e Corregedora Regional Eleitoral, desembargadora, Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, está neste sábado em Santiago e amanhã, durante todo o dia, vai acompanhar a eleição em Capão do Cipó.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí