Busca rápidaX


MANCHETES

Divulgado calendário de matrículas e rematrículas da rede estadual de ensino do RS para 2023

3 de novembro de 2022

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) definiu o calendário de matrículas na Rede Estadual de Ensino para o ano letivo de 2023. O processo da Chamada Pública Escolar é feito pelo site da Seduc.

• Clique aqui para realizar as pré-matrículas a partir de 7/11

O período de inscrições para matrículas vai ser de 7 a 27 de novembro para os alunos ao 1º Ano do Ensino Fundamental, 1º Ano do Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, em aproveitamento de estudos do Curso Normal e em Educação Profissional Subsequente ou Concomitante. 

Inscrições pelo site educacao.rs.gov.br. Serão disponibilizadas para o aluno algumas opções de educandários. Diante disso, o Estado vai selecionar a escola a partir de critérios, como idade do estudante, se possui irmão que estuda no mesmo local, proximidade com a residência, dentre outros. A partir de 30 de dezembro os estudantes receberão e-mail com a designação da escola. Após, de 2 a 13 de janeiro os alunos terão que fazer as matrículas nos educandários informados. 

A 36ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede em Ijuí, ressalta que haverá vagas para todos os alunos que se inscreverem para escolas estaduais ao próximo ano, na área de abrangência. Porém, pode ocorrer que o estudante não receba a vaga no educandário pretendido, por exemplo, perto de casa.

Em Ijuí, existe maior dificuldade de vagas em escolas estaduais da região Norte da cidade, que abrange os bairros Luiz Fogliatto, Colonial, Boa Vista e Tancredo Neves. Se necessário, podem ser abertas novas turmas nas escolas, dependendo do número de alunos. Panambi é outro município que as vezes a CRE constata dificuldade de vagas em escolas pretendidas. 

A Chamada Pública Escolar também prevê o período para as rematrículas, entre os dias 7 e 27 de novembro, e para as transferências, que podem ser feitas entre os dias 2 e 13 de janeiro de 2023.

Novidade para o 2º Ano do Ensino Médio

Com a implementação do Ensino Médio Gaúcho na Rede Estadual, os estudantes que ingressam no 2° Ano em 2023 deverão fazer sua escolha do Itinerário Formativo – Trilha de Aprofundamento Curricular. Para isso, basta que o aluno entre no Aplicativo Escola RS e faça seu login.

Após a confirmação dos dados, os componentes curriculares, que compõe as trilhas e foram definidos pelas escolas após pesquisa de interesse com os estudantes, estarão disponíveis para serem selecionados por eles. A escolha do itinerário formativo deverá ser feita na escola.

Pré-matrícula

Devem fazer a pré-matrícula os estudantes que ingressam no 1º Ano do Ensino Fundamental ou no 1º Ano do Ensino Médio. Para ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2023.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem irmão matriculado na instituição de ensino desejada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir do dia 30 de dezembro. Depois, a matricula precisará ser confirmada com a entrega da documentação e a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

Rematrícula

A matrícula ocorre de forma automática para os alunos que estão com 75% ou mais de frequência até o final do 3º bimestre (dia 4 de outubro). Para os demais, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

Transferências

O período de transferências da Rede Estadual ocorre entre os dias 2 e 13 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.

Os estudantes dos cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.

Confirmação da matrícula

Inscrições e transferências on-line somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

• Certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade;
• Comprovante de residência do responsável e RG do responsável;
• Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Confira o cronograma:

7/11 a 27/11/ 2022 – Rematrícula, pré-matrícula para o 1º Ano do Ensino Fundamental; 1º Ano do Ensino Médio, Curso Normal, Educação Profissional e aproveitamento de estudos de Curso Normal

30/12/2022 – Divulgação da escola de cada estudante estará disponível no site da Secretaria de Educação e será enviada por e-mail

2/1/2023 a 13/1/2023 – Efetivação das matrículas e entrega das documentações na escola para a qual foi designado

2/1/2023 a 13/1/2023 – Transferências (Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e Ensino Médio, 2º e 3º ano) e reingresso EJA (Ensino Fundamental e Médio)

30/1/2023 – Divulgação dos pedidos de transferências disponível no site da Secretaria de Educação e enviada por e-mail

30/1/2023 a 9/2/2023 – Efetivação das matrículas, transferências e entrega das documentações na escola para a qual foi designado

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo do Estado