Busca rápidaX

MANCHETES

Drones são utilizados para monitoramento de pragas de citros na região de Palmeira das Missões

23 de março de 2022

Servidores da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) utilizaram pela primeira vez drones no trabalho de campo, durante a inspeção de pomares de culturas cítricas nos municípios de Constantina, Liberato Salzano e Iraí, na regional de Palmeira das Missões. A fiscalização ocorreu entre os dias 14 e 18 de março de 2022.

O uso da ferramenta permitiu identificar áreas em que os pomares apresentavam diferentes colorações, indicando clorose causada por alguma doença ou causa ambiental, como estiagem. Após a tomada de imagens aéreas foi realizada a inspeção das plantas suspeitas e também aleatoriamente em todos os talhões dos pomares.

Trinta pomares comerciais foram inspecionados para verificar a presença de pragas como Cancro cítrico, inseto vetor da doença Greening e a Mosca Negra dos Citros. O estabelecimento e a manutenção do status fitossanitário relativo às pragas que atacam espécies frutíferas de citros, especialmente o Sistema de Mitigação de Risco ao Cancro cítrico, ficam condicionadas aos levantamentos fitossanitários realizados pela Secretaria no Rio Grande do Sul.

“A realização dos levantamentos fitossanitários oficiais é fundamental para a manutenção do sistema de certificação fitossanitária de origem dos frutos cítricos oriundos desses produtores gaúchos de limões, limas ácidas, laranjas e bergamotas”, destaca a engenheira agrônoma Rita Antochevis, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV) da Seapdr.

Isso permite que as unidades de produção certificadas possam alcançar mercados consumidores em outros estados e países, por meio da Permissão de Trânsito Vegetal (PTV),  garantindo a qualidade e a sanidade dos frutos comercializados.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí e secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural