Em encontro ontem (09), com o atual Governador do Estado, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, o governador eleito, Eduardo Leite, afirmou que é favorável à assinatura do pré-acordo de Regime de Recuperação Fiscal ainda neste ano.
O Regime permitiria que o estado ficasse sem pagar a dívida com a União por três anos, prorrogáveis por mais três, mediante algumas contrapartidas. Entre as contrapartidas toleradas por Sartori, mas com as quais discorda Leite, está a proibição da contratação de novos policiais para o estado, com exceção dos cargos vagos por motivos de aposentadoria ou morte, que poderiam ser preenchidos.
Caso o pré-acordo seja assinado, o governo do Estado estima uma economia aos cofres públicos gaúchos de R$ 11,3 bilhões até 2020. O regime também possibilita a contratação de novos financiamentos para investimentos.
O governador eleito, Eduardo Leite, afirmou na oportunidade, que se o acordo for assinado ainda em 2018, a decisão final sobre as cláusulas é do atual governador.