Busca rápidaX


Eleições 2024: eleitores tem mais 50 dias para regularizar situação eleitoral

20 de março de 2024

Falta pouco mais de sete meses para que 152 milhões de eleitores compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, que atuarão nas casas legislativas dos municípios do país. As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês ( 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

Em razão dos prazos, uma equipe do Cartório Eleitoral de Ijuí atende novamente nesta tarde em Bozano. A mesma atividade aconteceu ontem. Os servidores da Justiça Eleitoral estão na Câmara de Vereadores, desde às 13h30 até às 17h30 para atender aos eleitores bozanenses. São oferecidos serviços como alistamento eleitoral, transferência, certidões de regularidade eleitoral, atualização de dados cadastrais, entre outros. Os eleitores deverão portar documento de identificação com foto, comprovante de residência no nome e atualizado, CPF, se possuir; ainda comprovante de quitação das obrigações militares dos eleitores do sexo masculino que nasceram em 2005, para expedição do primeiro título. Haverá 25 atendimentos nesta tarde A prioridade é para pessoas com dificuldade de locomoção. Já quinta e sexta-feira desta semana, à tarde, os mesmos serviços serão prestados pelo Cartório Eleitoral de Ijuí na Casa Artesanal de Nova Ramada.

Na próxima semana o mesmo serviço será ofertado em Coronel Barros, ou seja, na segunda e terça-feira, dias 25 e 26.
Depois, no mês de Abril, a equipe do Cartório Eleitoral estará em Catuípe, dos dias dois até cinco de abril. A atividade será finalizada em Ajuricaba, onde os serviços serão prestados do dia oito ao dia 10 de abril.

Em entrevista à Rádio Progresso hoje pela manhã, a chefe da 23ª Zona Eleitoral de Ijuí, Sonia Henke, falou sobre prazos importantes em que os eleitores devem prestar atenção a partir de agora, citando como principal deles, o dia oito de maio, último dia em que o cadastro eleitoral estará aberto, ou seja, nos próximos 50 dias é possível confeccionar o primeiro titulo de eleitor, além de efetuar transferências, revisões, etc. Ouça na entrevista abaixo as principais orientações do Cartório Eleitoral de Ijuí:

Fonte: RPI