Depois de alguns anos, o centro da cidade de Ijuí volta a ter diretoria. Durante eleição realizada ontem à tarde, 16, foi eleita a direção, através de chapa única. O presidente é o advogado, Marco Túlio Thomé da Cruz, e a primeira vice, Melissa Gressler. Já o segundo vice-presidente é Maurício Michaelsen, e a primeira secretária, Larissa Lucchese Ceratti. Abaixo a nominata completa:
A nova direção do centro de Ijuí tem algumas metas. Abaixo os pontos elencados:
1. O LIXO – estimular a cultura do Lixo Zero e a limpeza. O lixo do pedestre, da residência e do comércio são a principal fonte da imagem ruim que o centro tem hoje. Uma cidade bela atrai investimentos e felicidade, mas isso falta a Ijuí. A poluição visual, as casas abandonas, o ciclo reverso também são temas delicados, mas precisam ser discutidos.
2. O PASSEIO PÚBLICO – Segundo Alexandros Washburn, o diretor de desenho urbano de Nova York, se deslocar pelos passeios é a atividade mais importante na cidade, tanto pelo lado cultural como pela sustentabilidade. Então, nessa lógica, a qualidade dos passeios, a acessibilidade, a equidade de seu uso e as múltiplas possibilidade de usufruir este espaço estão em nossa pauta.
3. O TRÂNSITO. Questões como vagas de estacionamento, obstrução de garagens e sinalização afetam diretamente os moradores e também os usuários do centro. Uma discussão sobre tráfego é fundamental.
4. A ARBORIZAÇÃO URBANA. Talvez um dos itens mais relevantes de nossa discussão. A ONU-Habitat considera que uma cidade bem planejada deve ter 50% de área construída e 50% de espaços públicos e áreas verdes. O plantio de árvores bem planejado bem como outras intervenções como jardins verticais, telhados verdes e jardins de chuva não só embelezam a cidade mas também melhoram a qualidade do ar, aliviam a sensação térmica e estimulam a permanência das pessoas no espaço público.
5. A POLUIÇÃO SONORA. Carros de som, alarmes, buzinas, obras no em horários inadequados. O morador do centro perdeu seu direito à tranquilidade. Nossa intenção é resgatar.
6. A SEGURANÇA: aspectos como iluminação e monitoramento nos interessam. Queremos pessoas e tecnologia a nosso favor. Voltar a frequentar as ruas e a praça, por exemplo, sentindo menos medo.