Cerca de 16 milhões brasileiros já foram diretamente beneficiados pelo programa Luz Para Todos, que completa 15 anos neste mês. Desde 2003, o projeto tem melhorado a vida de moradores das áreas rurais do País por meio do acesso gratuito à energia elétrica, essencial para o desenvolvimento econômico e social dos locais contemplados. Apenas neste ano, mais de 53 mil novas ligações em domicílios foram realizadas no País, beneficiando 212 mil brasileiros. Em abril, o presidente Michel Temer prorrogou a iniciativa até dezembro de 2022, com o objetivo de atingir a meta de levar luz elétrica a mais 2 milhões de pessoas, entre ribeirinhos, pequenos agricultores, pescadores, quilombolas, índios, assentados e moradores de áreas isoladas.
Atualmente, a meta de atendimento já foi alcançada em 12 estados, entre eles o Rio Grande do Sul. A oferta de energia permite uma série de melhorias nas vidas das pessoas, em áreas como saúde, educação, emprego e segurança, entre outras.
O diretor do Luz Para Todos do Ministério de Minas e Energia (MME), Flamarion Souza Matos, destaca a capacidade transformadora do projeto. “Quando a energia chega em qualquer comunidade, ela também gera riqueza emocional e espiritual. Além disso, traz renda para as pessoas, pois também vem com uso de eletrodomésticos como geladeira, máquina de lavar e televisão. As crianças têm o prazer de estudar em um ambiente mais apropriado, que antes era iluminado com lamparinas”, afirma.