Busca rápidaX


Em Ijuí, bairro Glória possui o maior índice de infestação do Aedes Aegypti

28 de março de 2019

Desde o início de 2019, até a tarde desta quinta-feira (28), Ijuí contabiliza dois casos de dengue confirmado – um autóctone e outro importado -, quatro casos suspeitos que aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), e outros 14 suspeitos que já foram descartados pelo Lacen. Os dois últimos casos suspeitos foram identificados ainda na manhã de hoje, afirma o Coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezeta. 

Ainda de acordo com o coordenador, após os trabalhos diários da equipe de vigilância em toda a cidade, semanalmente é realizado o Levantamento de índice de Tratamento e, nas duas últimas semanas, o bairro Glória foi o que apresentou maior infestação. Pezeta afirma que larvas geralmente são encontradas em objetos pequenos deixados ao tempo, no fundo das casas, como potes, casca de ovo e tampas de garrafas. Outro ponto observado pelo coordenador é o abandono das piscinas com a chegada do outono. Segundo a legislação, as piscinas devem ser mantidas com cloro e limpas, caso contrário, o proprietário pode ser multado.

“A grande maioria dos Ijuienses tem consciência sobre a importância de manter seus pátios limpos e não deixar água parada, mas é sempre importante frisar a importância destas ações, para que possamos eliminar todos os focos. A equipe de fiscalização atua constantemente, mas sempre precisamos da ajuda da população”, conclui o coordenador Rinaldo Pezeta.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí