Busca rápidaX


MANCHETES

Em passagem pelo acervo da RPI, homem que viaja o Brasil em busca de discos de vinil relata experiência e paixão

25 de maio de 2023

Quase 24 horas se passaram desde que seu João da Silva entrou num ônibus em Osasco, São Paulo, rumo a Ijuí. Ele saiu do seu estado natal às 20h da segunda-feira (22) e só chegou à Colmeia do Trabalho às 16h do dia seguinte. Mas isso não é nada pra quem é apaixonado por essa experiência e percorre o Brasil inteiro.

Nessa semana a reportagem da Rádio Progresso se deparou com seu João andando pelos corredores da emissora. Ao ser questionado sobre quem era e o que fazia ali, uma história curiosa. Há mais de 30 anos João percorre o Brasil- de ônibus- em busca de discos de vinil. Como a Rádio Progresso possui um grande acervo, o destino dessa vez foi a Colmeia do Trabalho. Mas, diferente de outros personagens conhecidos por colecionarem os discos, esse não é o objetivo do paulista. O seu trabalho consiste em gravar os discos inteiros ou músicas específicas, e transformar aquele som que só está disponível no vinil, em músicas salvas em CDs ou pendrives. Segundo ele, existem muitas pessoas idosas que procuram por ele e pelo irmão em busca de músicas que fizeram sucesso há muitos anos, e que não estão disponíveis em nenhuma plataforma de áudio. No passado, há mais de 30 anos, a dupla de irmãos era muito procurada por diretores de rádio. Hoje, com o avanço da tecnologia, a demanda diminuiu, mas ainda existe. “Tem idosos com mais de 70 anos que buscam músicas que ouviam na infância e que hoje não encontram mais em lugar nenhum. Nós encontramos” afirma seu João.

No final das gravações, seu João sempre vende os discos para colecionadores do Brasil inteiro. “Eu fico com o lucro da venda dos discos, meu irmão fica com uma parte do ganho das gravações, e as pessoas ficam felizes com nosso trabalho, eu amo fazer isso” relata, feliz, o seu João. Segundo ele, o único problema é o contato com a poeira, já que os discos estão guardados há muitos anos. Questionado sobre os próximos destinos, seu João finaliza: onde tem discos, eu vou”. Ele fica em Ijuí até amanhã, depois retorna para São Paulo. Quem tiver interesse no trabalho do seu João, pode entrar em contato pelo telefone: (11) 98105-9332.

Fonte: RPI