Busca rápidaX

Em Porto Alegre, segundo turno terá Sebastião Melo contra Manuela D’Ávila

16 de novembro de 2020
Foto: Fábio Pozzebom / Agência Brasil

Com 100% das urnas apuradas, Porto Alegre terá segundo turno para definir quem assume a prefeitura. Sebastião Melo (MDB), fortalecido pelo apoio de José Fortunati (PTB), que teve sua candidatura impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral, contrariou as pesquisas e encerrou o primeiro turno na liderança com 31,01%, total de 200.280 votos. O ex-vice-prefeito da Capital vai enfrentar Manuela D’Ávila (PCdoB), que ficou em segundo com 29%, total de 187.262 votos. O atual prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB) ficou em terceiro lugar com 21,07%, total de 136.063 votos, e pode até sair da prefeitura antes do fim do mandato, pois o processo de impeachment dele deve ser concluído nesta semana na Câmara de Vereadores. Somando quase 11% dos votos, as candidatas Juliana Brizola (PDT), com 6,41%, e Fernanda Melchionna (PSOL), com 4,33%, ficaram em quarto e quinto lugares. Após uma longa demora para divulgação dos resultados, a definição ocorreu por volta das 22h50min deste domingo (15). Por horas, a apuração ficou congelada com 51% das urnas apuradas, em razão da lentidão para consolidação dos dados por parte do Tribunal Superior Eleitoral. O índice de abstenção foi muito alto na Capital, atingindo um total de 33,08%, com 358.217 eleitores que não votaram.

Em entrevista coletiva, Manuela D’Ávila ressaltou o alto índice de abstenção dos eleitores, que superou as votações dos candidatos classificados para o segundo turno. A candidata do PCdoB destacou que o pleito no dia 29 de novembro vai decidir qual rumo a cidade deseja tomar. Manuela disse esperar que o debate cresça na Capital e que seja propositivo, e complementa que haverá um equilíbrio no embate, já que agora será um contra um e não mais dez contra um, se referindo ao primeiro turno. Para a continuidade das eleições, a candidata diz que serão duas batalhas, para conseguir os votos de quem escolheu outro candidato e também para convencer quem decidiu não ir votar a escolher um caminho no segundo turno.

Também em entrevista coletiva, Sebastião Melo iniciou seu discurso destacando a importância dos partidos que compõem a coligação, especialmente o PTB, que apoiou o deputado estadual após a impugnação do TRE da chapa do ex-prefeito da Capital José Fortunati. Melo comemorou o fato de que no segundo turno terá o mesmo tempo de propaganda no rádio e na televisão e já adiantou que vai conversar com os candidatos Valter Nagelstein (PSD) e João Derly (Republicanos), entre outros, para buscar apoio na sequência do pleito na Capital.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí