Hoje, em todo o Brasil, acontece o Dia D de mobilização contra o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O objetivo é que a população revise pátios e outros locais, com eliminação de materiais que possam acumular água, onde se prolifera o inseto.
Pejuçara e Augusto Pestana são dois municípios da região em que as prefeituras pedem atenção da comunidade para estas ações. Já em Boa Vista do Cadeado tem mutirão no cemitério da sede e em alguns pontos com acúmulos de lixo na cidade cadeadense, além de panfletagem.
Em Ijuí, o coordenador da Vigilância Ambiental, Rinaldo Pezeta, explica que hoje não haverá atividade com agentes epidemiológicos e de saúde, no Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti. Comenta que diariamente esses profissionais percorrem diferentes locais para controle do aedes aegypti.
Inclusive, no momento acontece aplicação de larvicida em pontos específicos onde pode se proliferar o mosquito, por exemplo, lixões clandestinos. Também tem colocação de inseticida em áreas de pessoas com suspeita de dengue, ainda recolhimento de lixo e palestras educativas. Desde o começo do mês passado, através de mutirões, a Vigilância Ambiental de Ijuí já recolheu cerca de 18 mil quilos de material que pode servir de criadouros para o inseto.