Busca rápidaX


MANCHETES

Em um mês, seis vereadores de Ijuí trocam de partido no período da “Janela Partidária” que termina hoje

5 de abril de 2024

Iniciada em 7 de março, a janela partidária de 2024 se encerra nesta sexta-feira (5). Ao longo de 30 dias, vereadoras e vereadores puderam trocar de partido sem perder o mandato. Segundo a Resolução TSE n° 23.738/2024, que definiu o calendário eleitoral para as Eleições Municipais 2024, o dia 5 de abril é a data final para que ocorra a desfiliação de vereadoras e vereadores que queiram mudar de legenda para concorrer em 2024, com base na janela partidária.

Em Ijuí, seis vereadores aproveitaram o período para trocar de partido. Três deles deixaram o PDT: Paulo Braga migrou para o PSD. Alexandra Lentz e Marildo Krombauer, o Mutly, também deixaram o Partido Democrático Trabalhista e foram para o Partido Progressista (PP), o mesmo do atual prefeito Andrei Cossetin.
Já o vereador Bira Ethal, que era do PL, mudou para o MDB. A vereadora Bruna Gubiani, que representava o PCdoB, mudou para o PDT, mesmo partido escolhido pelo edil César Busnelo, que há meses já havia anunciado sua saída do PSB.

Aberta somente em anos eleitorais, a janela partidária é o período de 30 dias em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em pleitos proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo. A janela partidária está prevista na Lei dos Partidos Políticos (artigo 22-A da Lei nº 9.096/1995).

Fonte: RPI