Busca rápidaX


MANCHETES

Empresa busca parceria com apicultores da região de Ijuí para incrementar o setor

29 de novembro de 2021

A expectativa é que a produção de mel possa ter avanço na região de Ijuí, através de investimento que a empresa Alibem/Maxbem vai implantar no município de Porto Mauá. O presidente da Associação dos Apicultores de Ijuí e região, Aldair Cossetin, ressalta que haverá instalação de um entreposto de mel, numa área construída de 4.450 metros quadrados, investimento de 33 milhões de reais.

A edificação deverá ficar pronta no final do próximo ano, com início de recebimento de mel em janeiro de 2023. Segundo Aldair Cossetin, a tendência é que a empresa pague bom preço pelo produto dos apicultores e promova qualificação técnica dos produtores. A projeção é que a Alibem/Maxbem compre, no mínimo, 50 quilos de mel dos apicultores. Cossetin enfatiza que Ijuí produz mais de 100 mil quilos de mel por safra.

Agora, a empresa deverá disponibilizar ficha cadastral para a secretaria de Desenvolvimento Rural de Ijuí, a fim de que os apicultores possam preencher dados, por exemplo, sobre número de colmeias, localização dos apiários, dentre outras informações. Semana passada houve reunião em Ijuí entre Alibem/Maxbem e produtores da região, também associação de apicultores de Ajuricaba e Panambi. A empresa projeta pagamento de bom preço do mel para os apicultores, até pela inserção que possui no mercado internacional.

Fonte: Radio Progresso de Ijuí