Busca rápidaX


Entidades agrícolas e poder público debatem ajuda para agricultores devido à estiagem

14 de fevereiro de 2023

Entidades agrícolas, governos estadual e federal realizam negociações para auxiliar produtores rurais do Rio Grande do Sul atingidos pela estiagem. Durante entrevista hoje pela manhã na RPI, o deputado federal pelo PDT, com base eleitoral em Ijuí, Pompeo de Mattos, ressaltou que semana passada a bancada gaúcha no Congresso Nacional teve rodada de reuniões com os Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Integração Nacional.

Ele acredita, como é normal quando ocorre esse tipo de problema climático, que haverá prorrogação da cobrança de financiamentos agrícolas. O parlamentar ainda defendeu política mais eficiente na retenção de água, com cisternas subterrâneas que seguram mais a água das chuvas do inverno, por exemplo. Com isso, os agricultores podem atuar com maior amplitude em irrigação de lavouras.

Por outro lado, ontem, início da noite, o governo gaúcho e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul se reuniram para tratar de ações de enfrentamento à estiagem. A Fetag quer, por exemplo, apoio da Defesa Civil para disponibilização de água potável para consumo humano e animal, recursos para abertura de bebedouros para animais, liberação do pagamento do programa SOS Estiagem para agricultores que ficaram de fora das primeiras etapas e reabertura do período de manifestação para o interesse no programa Troca-Troca de Sementes Forrageiras.

O governador, Eduardo Leite, disse que o Estado pretende apresentar, ainda esta semana, um cronograma de ações. Leite antecipou que deverá ter subvenção para sistemas de irrigação. O presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, ressalta que a entidade vai esperar mais esta semana por respostas do Estado em relação à falta de chuva. Segundo a Fateg, em algumas regiões perdas totais em culturas como o milho e morte de animais.

Os relatos de perdas na agricultura de Ijuí e região, visto a falta de chuva, são muito amplos. Nesta manhã, o produtor Maicon Pillat, com propriedade na localidade de São João da Bela Vista, interior de Jóia, explicou para a RPI, através de um vídeo via celular, que uma pastagem de sorgo está perdida. A estiagem e o sol forte praticamente queimaram as plantas. As imagens mostram vacas leiteiras no local, no entanto, quase sem alimentação nessa área.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí