A presidente da TEAmor – Associação dos Familiares, Amigos e Autistas de Ijuí, Cledi de Moraes, destacou os principais avanços e desafios enfrentados pela entidade, que atualmente atende cerca de 150 famílias no município.
Entre as conquistas mais importantes dos últimos anos está a construção da sede própria da associação, viabilizada com recursos destinados pela deputada federal Liziane Bayer. O investimento total chegou a R$ 500 mil, sendo R$ 450 mil oriundos de emenda parlamentar e o restante como contrapartida do município. O espaço, localizado nas proximidades da Unijuí, possibilitou ampliar o atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista.
Atualmente, a Prefeitura de Ijuí arca com despesas como água e energia elétrica, enquanto a associação mantém suas atividades por meio de ações como o tradicional brechó solidário, formado exclusivamente por doações. Os recursos arrecadados são utilizados para cobrir custos como produtos de limpeza, internet e alimentação das crianças. Todo o trabalho desenvolvido pela entidade é realizado de forma voluntária.
Apesar dos avanços, a presidente ressaltou que ainda há desafios importantes. Um dos principais é a implantação do serviço do TEAcolhe no município, considerado um sonho pelas famílias. Segundo ela, o processo está encaminhado, com definição de espaço físico, mas ainda não se concretizou.
Enquanto isso, muitas famílias precisam se deslocar até o município de Crissiumal, com transporte cedido pela prefeitura, para ter acesso a atendimentos especializados que ainda não estão disponíveis em Ijuí.
Outro ponto de atenção destacado é a dificuldade de aceitação do diagnóstico por parte de algumas famílias. O medo do preconceito e a resistência em reconhecer o transtorno podem atrasar o início de tratamentos fundamentais para o desenvolvimento das pessoas com autismo.
A orientação é que famílias que enfrentam essa situação busquem apoio e informação. Um dos caminhos é procurar a própria TEAmor, que oferece acolhimento e orientação pelo telefone (55) 93505-6060.