Busca rápidaX

MANCHETES

Equipes da prefeitura de Ijuí atuam em pontos com problemas devido às chuvas

28 de maio de 2025

As fortes chuvas registradas em Ijuí e municípios vizinhos nas últimas horas causaram alagamentos, quedas de árvores, interdições de estradas e interrupções em serviços essenciais, como o transporte escolar. Em Ijuí, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Obras e Trânsito (Smodutran), sob coordenação do secretário Fábio Franzen, atua desde os primeiros relatos de acúmulo de água nas bocas de lobo, realizando o desentupimento dos locais afetados. A Defesa Civil, junto ao Corpo de Bombeiros, permanece de prontidão.

Durante a noite e madrugada, foram registrados alagamentos em diversas residências nos bairros São José e Alvorada. Na Rua Ambrósio Luchese e Visconde de Taunay, moradores relataram invasão da água nas casas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Jandir Andeatta, equipes estiveram nos pontos mais críticos e, nesta manhã, continuam os trabalhos em parceria com outras secretarias municipais. Até o momento, não houve necessidade de remoção de moradores.

Na zona rural, o acesso entre a Linha 4 Leste (próximo ao campo da Imasa) e a Linha 7 Leste está comprometido. O Rio Comprido transbordou, impedindo a passagem de veículos e afetando o transporte escolar. Crianças não conseguiram chegar à escola nesta manhã.

Na BR-285, nas proximidades de Panambi, uma árvore caiu sobre a pista e um veículo acabou saindo da estrada ao tentar desviar do obstáculo. Não há informações de feridos. A Defesa Civil de Ijuí informou que o volume acumulado de chuva chegou a 190 milímetros em algumas áreas do município. Os registros variam conforme a localidade:

Linha 10 Norte / Vila Mauá: 130 mm, com acumulado de 185 mm desde domingo

Bairro Industrial: 180 mm

Linha 2 Leste: 157 mm

Bairro São Geraldo: 145 mm

Rincão dos Gói: 150 mm

Esquina Santo Antônio: 120 mm

Vila Mauá (com vento): 120 mm

Rosário, Augusto Pestana: 95 mm

Formigueiro, Boa Vista do Cadeado: mais de 140 mm

Coronel Barros: 187 mm acumulados até esta manhã

As autoridades seguem monitorando a situação e reforçam o pedido para que a população evite áreas alagadas e redobre os cuidados nas estradas.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí. Fotos: Caçadores de Notícias
error: Conteúdo protegido!