Importante ligação entre o município de Ijuí e o centro do estado, a ERS–522 necessita de reparos por parte do governo do estado. A ânsia dos moradores às margens da rodovia se dá muito pelo fato de estradas próximas como a ERS-342 entre Ijuí e Catuípe e a ERS-155 entre Ijuí e Santo Augusto receberam restauração completa.Diariamente milhares de veículos trafegam nos 35 km de extensão da ERS-522 que liga Ijuí a Augusto Pestana e este até o município de Joia.
Nesta semana a reportagem da Rádio Progresso realizou o trajeto para observar a situação da rodovia e, sobretudo as questões voltadas à segurança dos transeuntes.
O que vimos nos 70 km de deslocamento foi uma estrada com péssima conservação em praticamente todos os aspectos, principalmente no trecho compreendido entre Ijuí e Augusto Pestana. Por vezes falta sinalização horizontal, como demarcação do que deveria ser o acostamento (inexistente em praticamente toda a extensão da via). Por outro lado, as placas verticais em muitos locais estão escondidas em meio a vegetação que cresce sem controle.
As placas informativas de localização, quando existem, estão em péssimo estado de conservação. Em uma delas, é praticamente impossível um motorista visualizar o que está escrito, a não ser que pare o carro para ler.
Com relação aos buracos, o trecho mais difícil de trafegar é o que liga Augusto Pestana a Ijuí. Asfalto desgastado, buracos (pequenos e que vão aumentar nos próximos dias) e desnível de pista. O Daer (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens) não se manifestou, apesar das diversas mensagens enviadas e ligações, não completadas.
Resta aos motoristas terem a tranquilidade durante o deslocamento para evitar acidentes e claro, não ter prejuízos em função de consertos nos seus veículos.
Veja as fotos: