Busca rápidaX


Escolas terão que fazer campanha contra violência doméstica

19 de março de 2022

Será enviado para a análise da Câmara dos Deputados o projeto de lei que determina que todas as instituições de ensino do país realizem campanhas de conscientização e prevenção da violência doméstica e familiar (PL 3.154/2019). Do senador Nelsinho Trad (PSD), a matéria foi aprovada no Senado, na quarta-feira, 16, na forma do substitutivo apresentado pela Senadora Katia Abreu (PP).

Escolas públicas, privadas e comunitárias, de todos os níveis e modalidades, deverão promover as campanhas, especialmente as de nível médio. De acordo com Nelsinho Trad, a prioridade para a realização das ações no ensino médio se deve ao fato de que é principalmente neste nível da educação básica que os adolescentes consolidam em sua personalidade os papéis sociais de gênero que assumirão na vida adulta.

Com base no Atlas da Violência 2019, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o relatório da senadora Kátia Abreu aponta que, somente em 2017, mais de 221 mil mulheres procuraram delegacias de polícia para registrar episódios de agressão em decorrência de violência doméstica. Entretanto, o documento sugere que o número de vítimas tenha sido muito maior, uma vez que, conforme comprovado por várias pesquisas, muitas mulheres se sentem constrangidas de apresentar a denúncia.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí com informações Agência Senado