Busca rápidaX

Estado coordena abertura de até 400 leitos para atender demanda hospitalar

14 de maio de 2024

Para atender à demanda por atendimento em consequência das enchentes, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) vem atuando junto aos hospitais para a abertura de até 400 novos leitos  na rede pública de saúde do Rio Grande do Sul. Os leitos vão reforçar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em Porto Alegre e nos municípios da Região Metropolitana que foram mais atingidos pelas chuvas das últimas semanas. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, ainda nesta terça-feira (14/05) o município deve encaminhar o pedido de habilitação de 60 leitos já em funcionamento de forma emergencial no Hospital da Ulbra. 

Em Portão, a expectativa do diretor do hospital que leva o nome da cidade, Renato Freitas, é de abertura de dez leitos clínicos, passando dos atuais 51 para 61. Na atual crise, a unidade tem dado suporte aos municípios vizinhos.

“Hoje, 40% da nossa emergência é para pacientes de São Leopoldo, Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí e Capela de Santana”, explicou. “No início, fizemos uma grande compra de medicamentos e aumentamos em 30% o nosso quadro médico e assistencial. Estamos compartilhando o estoque com os municípios vizinhos. Também criamos um comitê de crise que vem atuando junto com a Prefeitura de Portão e os abrigos do município”.

A diretora do Hospital Sapiranga, Elita Hermann, também espera a abertura de dez leitos, mas de UTI, na unidade. “Os leitos de UTI são onde há mais dificuldade para transferir pacientes. Então podemos fazer a abertura mesmo que de forma emergencial”. A expectativa da SES é de que os demais leitos sejam abertos em outras áreas do Estado, conforme a necessidade.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí e governo RS