Busca rápidaX

MANCHETES

Estado deverá pagar R$ 30 milhões da Consulta Popular de 2022 nos próximos dias

1 de setembro de 2023

Durante a primeira quinzena deste mês, o governo gaúcho deverá liberar 30 milhões, 852 mil reais para atender projetos aprovados na Consulta Popular do ano passado, cujos recursos precisam ser pagos até o final de 2023.

Em entrevista na RPI, o presidente do Fórum dos Coredes do Estado – Conselhos Regionais de Desenvolvimento – Roberto Visoto, disse que obteve a confirmação do pagamento, nesta semana, durante reunião com o Estado.

Todos os 28 Coredes deverão receber verbas, mas depende se os projetos foram apresentados e aprovados. Visoto adiantou que o Corede Noroeste Colonial, com sede em Ijuí, vai ser um dos que receberá maior volume de recursos. No total, a região de Ijuí, composta de 11 municípios, tem direito a 1 milhão, 571 mil reais.

Em 2022, o governo estadual destinou 55 milhões de reais para a Consulta Popular. 51 milhões já estão empenhados, com liberação dos pouco mais de 30 milhões mencionados nos próximos dias. Outros 4 milhões de reais estão em análise, pois os municípios atrasaram o repasse dos projetos.

Os projetos aprovados pelo Corede Noroeste Colonial na Consulta Popular do ano passado se referem à implantação de um laboratório para análise de alimentos e produtos das agroindústrias, apoio a agroindústrias e instalação de brinquedos adaptados em parques e praças públicas.

E a Consulta Popular deste ano está em fase inicial. O Estado deflagrou o processo nesta semana. Até 28 de setembro os eleitores podem sugerir projetos, pelo site consultapopular.rs.gov.br, para compor a lista de votação. A votação vai ocorrer de 27 de novembro a primeiro de dezembro. Os projetos aprovados receberão dinheiro do Estado em 2024.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí