As turmas de 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) protagonizaram uma experiência inovadora durante a Mostra do Itinerário Formativo de Linguagens e Ciências Humanas. Inspirados pelos desafios globais das mudanças climáticas, os estudantes realizaram uma simulação da COP 29, a Conferência do Clima, recriando um ambiente de debate internacional em que discutiram soluções para o futuro do planeta.
Divididos em delegações que representavam diversos países, os participantes debateram temas como redução de emissões de gases de efeito estufa, energias renováveis, justiça ecológica e preservação de ecossistemas. Cada grupo precisava pesquisar o fundo das políticas ambientais e os interesses econômicos de suas nações, apresentando propostas e negociando acordos com outras delegações, simulando o funcionamento real das conferências climáticas.
A atividade foi acompanhada pelos professores das áreas de Ciências Humanas e Linguagens, Uiliam Michael, Valdete Mülbeier, Ítalo Drago e Fabiana Bronzato, que orientaram os estudantes no desenvolvimento de estratégias de debate, redação de discursos e construção de argumentos. Além disso, os alunos demonstraram criatividade na caracterização de suas delegações, tornando a experiência ainda mais imersiva.
A simulação da COP 29 reforça o compromisso do CEAP em formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do século XXI, conectando o aprendizado em sala de aula com questões de relevância global. O evento proporcionou uma compreensão mais profunda sobre o impacto das ações humanas no clima e a necessidade de cooperação internacional para a preservação do planeta, destacando o papel fundamental das futuras gerações na construção de um mundo melhor.