Busca rápidaX


MANCHETES

Etnia francesa promove reunião amanhã para oficializar núcleo em Ijuí

4 de abril de 2024

O Núcleo da Etnia Francesa de Ijuí deve ser oficializado amanhã (5) ampliando o processo de estruturação de novos grupos étnicos. O encontro é aberto aos descendentes de famílias francesas residentes em Ijuí ou mesmo cidades vizinhas. Outros cinco grupos estão em fase de organização a partir de mobilização iniciada em 2023, quando da realização da Expofest – uruguaios, argentinos, tchecos e norte-americanos.
Para o assessor institucional da Ueti, Adelar Francisco Baggio, a identificação e organização dos novos núcleos devem fortalecer ainda mais a dimensão de Capital Mundial das Etnias conquistada por Ijuí. Atualmente 12 centros culturais e a Associação Tradicionalista Querência Gaúcha estão vinculados à Ueti.
A reunião dos franceses nesta sexta será na Sede Cultural da Ueti, com início às 19h. O jornalista João Luís Bindé, um dos envolvidos na estruturação do núcleo, antecipa que muitas famílias já foram contatadas nos últimos dias a partir da identificação da origem dos antepassados. Mais informações podem ser obtidas pelo fone/whats 99168-4015.

Fonte: RPI