Faleceu neste sábado, 28, aos 104 anos, Táltíbio de Mello Custódio, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que lutou na Segunda Guerra Mundial. Curiosamente, o falecimento ocorreu no dia de seu aniversário.
Natural de Júlio de Castilhos, Custódio nasceu em 1920 e, desde jovem, sonhava em ser militar. Aos 18 anos, alistou-se no Exército em Santo Ângelo, na região das Missões. Apesar de sua compleição física franzina, conseguiu superar os desafios para vestir a farda verde-oliva.
Serviu por seis anos antes de ser convocado para integrar as tropas brasileiras na Europa. A travessia até o continente europeu durou 27 dias e 27 noites a bordo de um navio com dimensões reduzidas. Na Itália, participou de um dos maiores feitos da FEB: a conquista do Monte Castello. A vitória, que custou a vida de mais de cem soldados brasileiros, foi decisiva para o avanço das forças aliadas no norte da Itália.
Em nota oficial, o Comando da 3ª Divisão do Exército lamentou profundamente a perda do eterno Cabo Custódio. Último veterano da FEB na região, ele foi sepultado na manhã deste domingo no cemitério de Júlio de Castilhos. Em sua homenagem, a prefeitura decretou luto oficial por três dias.