Busca rápidaX

Executivo de Ijuí lançará, segunda-feira, projeto para proteção de fontes de água no interior

13 de abril de 2024

O Executivo de Ijuí, através da secretaria de Desenvolvimento Rural, vai começar na próxima semana o projeto “Fonte Protegida”, que visa implantar estrutura para garantir melhor qualidade das nascentes de água. O lançamento vai acontecer segunda-feira, 15, às 8 horas e 30 minutos, no distrito de Colônia Santo Antônio.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Émerson Pereira, explica que haverá limpeza das fontes de água e, ao redor, colocação de pedras, madeiras, canos e plantio de árvores. Os produtores poderão utilizar a água para servir animais, enchimento de açudes, dentre outras ações. A ideia surgiu durante as últimas estiagens, quando agricultores chegaram a utilizar água potável para os animais.

Émerson Pereira frisou que as madeiras serão oriundas da substituição de pontes do interior, visto alteração para estruturas de concreto. Já as pedras serão de calçamento, resultado de obras em vias rurais. A Ceriluz e secretaria de Meio Ambiente de Ijuí, como parceiras, ajudarão com repasse de mudas de árvores para plantio ao redor das fontes de água. A execução do projeto fica por conta da Emater.

O secretário de Desenvolvimento Rural de Ijuí destaca que os produtores ajudarão nas melhorias e ficarão responsáveis pela manutenção. Agricultores interessados em receber o trabalho de proteção de nascentes de água podem se inscrever na Emater ou secretaria de Desenvolvimento Rural ijuiense. Cada um dos dois setores já possui cerca de 40 pedidos.

A ação vai ocorrer juntamente com as obras concentradas nos distritos, por cerca de 15 dias, quando a secretaria de Desenvolvimento Rural efetua melhorias em estradas e outras áreas. No momento, essa iniciativa acontece no distrito de Santo Antônio, por isso, o projeto “Fonte Protegida” vai começar pelo mencionado distrito. Após, os trabalhos seguirão, pela ordem, para os distritos de Esquina Heidmann, Itaí, Alto da União, Santana, Chorão, além das comunidades de Irgang e Parador, também distrito de Barreiro.

Nos distritos onde já houve atuação concentrada da secretaria de Desenvolvimento Rural, ou seja, Mauá e Floresta, o “Fonte Protegida” vai acontecer depois da finalização das reformas em estradas e outros segmentos de todos os distritos.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí